Longe da Terra Queimada

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Romance, Drama 111 min 2008 M/16 01/10/2009 ARG, EUA

Título Original

Sinopse

Quatro histórias conturbadas de três gerações: dois adolescentes mexicanos, Mariana (Jennifer Lawrence) e Santiago (JD Pardo), encontram o amor na trágica morte dos pais; Maria (Tessa La), uma menina sem mãe, vê a sua vida transformar-se para sempre no dia em que o pai sofre um acidente de viação; Sylvia (Charlize Theron), uma mulher perseguida pelo passado, procura a remissão de antigos pecados; e, finalmente, Nick (Joaquim de Almeida) e Gina (Kim Basinger), um casal cujo amor interdito é o ponto de partida de tudo o resto.<br/> Um drama escrito e realizado pelo mexicano Guillermo Arriaga, colaborador e argumentista de Alejandro González Iñárritu em "Babel" e "21 Gramas".<p/>PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Longe da Terra Queimada

Mário Jorge Torres

Ler mais

Longe da Terra Queimada

Vasco Câmara

Ler mais

Longe da Terra Queimada

Jorge Mourinha

Ler mais

Críticas dos leitores

Kim contra Joaquim

Raúl Reis

O filme "The Burning Plain" chega às salas com a publicidade de ter Joaquim de Almeida num dos papéis principais. Mas se a presença do actor português mais internacional é uma referência para os lusos, o filme de Gullermo Arriaga apresenta muitas mais razões para merecer uma ida ao cinema. Gulllermo Arriaga é antes de mais um autor de argumentos para o cinema. Traz na bagagem a autoria de todos os argumentos (dos quais alguns foram oscarizados) de Alejandro González Iñárritu, nomeadamente o brilhante "Babel". Quando o escritor passa para trás da câmara faz a mesma coisa em que se especializou: histórias contadas em tempos distintos que acabam por se cruzar na mente do espectador fazendo então sentido. Do ponto de vista da construção, o filme pode por isso ser considerado pouco original. Contudo, a história, cheia de emoção, tem força suficiente para interessar os espectadores. Sylvia (Charlize Theron) é a personagem principal: uma mulher destruída pela culpa que procura no sexo uma fuga. Uma geração antes, a personagem de Gina (Kim Basinger) explica o drama de Sylvia, mas acrescenta um drama mais ao filme: uma mulher com um casamento falhado em busca de amor. Joaquim de Almeida é o amante de Gina, num papel de mexicano a que o nosso actor se vai habituando cada vez mais e que desempenha com eficácia.
Continuar a ler

Bom filme! Merece uma boa discussão

Valongo

É uma história (ou muitas) que nos tocam profundamente. Os erros das pessoas têm sempre repercussão, em especial quando os atingidos são os filhos. Mas quem não erra? O filme mostra isso mesmo. O erro é próprio da natureza humana e a sua reparação a parte sublime. Com este filme temos tudo de excelente qualidade, quer técnica, quer artisticamente.
Continuar a ler

O mexicano

Raúl Reis

O filme "The Burning Plain" chega às salas com a publicidade de ter Joaquim de Almeida num dos papéis principais. Mas se a presença do actor português mais internacional é uma referência para os lusos, o filme de Gullermo Arriaga apresenta muitas mais razões para merecer uma ida ao cinema. Arriaga é, antes de mais, um autor de argumentos para o cinema. Traz na bagagem a autoria de todos os argumentos (dos quais alguns foram oscarizados) de Alejandro González Iñárritu, nomeadamente o brilhante "Babel". Quando o escritor passa para trás da câmara faz a mesma coisa em que se especializou: histórias contadas em tempos distintos que acabam por se cruzar na mente do espectador fazendo então sentido. Do ponto de vista da construção, o filme pode por isso ser considerado pouco original. Contudo, a história, cheia de emoção, tem força suficiente para interessar os espectadores. Sylvia (Charlize Theron) é a personagem principal: uma mulher destruída pela culpa que procura no sexo uma fuga. Uma geração antes, a vida da personagem de Gina (Kim Basinger) explica o drama de Sylvia, mas acrescenta uma nova componente ao filme: uma mulher com um casamento falhado em busca de amor. Joaquim de Almeida é o amante de Gina, num papel de mexicano a que o nosso actor se vai habituando cada vez mais e que desempenha com eficácia.
Continuar a ler

Longe da Terra Queimada

Mª de Fátima Pereira Carvalho

Sou de um tempo em que a crítica de cinema era para ser lida. Agora leio-a raramente. Os descinéfilos (perdoem-me o neologismo) adoram mostrar que sabem muito. Sabem? Não me parece. Considero o filme “Longe da Terra Queimada” um filme conseguido, agradável, muito humano com uma narrativa bem elaborada. Não gosto de fazer comparações. Ir ao cinema é como viajar. Assim como cada país tem o seu encanto, cada filme tem o seu universo. Coitado de quem tem pouca autonomia de escolha e lê certas críticas e se deixa influenciar por elas. Não o faça porque corre o risco de perder bons filmes.
Continuar a ler

Charlize Theron

Nuno Lemos

Talvez a mais completa e versátil actriz da actualidade. Vale a pena ver o filme pelo seu desempenho e restante elenco. O resto é um pouco acima da média.
Continuar a ler

Burning plain...babel

João Amaro Fernandes Barros

Correndo o risco de apontar o óbvio, o Senhor crítico Jorge mourinha não gostou do “Babel”? Gostaria de ler uma critica do mesmo ao filme “Babel” para ver da perspectiva de quem percebe de cinema o que falhou naquele filme.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!