Lisboa Domiciliária

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Documentário 95 min 2009 M/12 16/09/2010 POR

Título Original

Lisboa Domiciliária

Realizado por

Sinopse

Um documentário de Marta Pessoa sobre um outro lado da cidade de Lisboa. As casas antigas e gastas pelo tempo que nos parecem vazias e, muitas vezes, ao abandono estão, na verdade, fechadas por dentro, por idosos que se isolaram na sua solidão e que vivem as suas amarguras e as suas dificuldades esperando pelo fim, que tarda em chegar.<br/> A realizadora mostra o que significa, para cada uma destas pessoas, a ajuda que voluntários prestam ao domicílio e de que maneira a sua assistência atenua o sofrimento e a dor de quem já pouco, ou nada, tem para oferecer...<br/> Um filme seleccionado para a competição nacional do DocLisboa 2009.<p/>PÚBLICO

Críticas dos leitores

Recomendo

Igor Pereira

A premissa promete, o cinema documental é uma poderosa forma de divulgação deste tipo de temáticas. A qualidade portuguesa neste género recomenda-se. Só espero que chegue a Coimbra.
Continuar a ler

O Cinema documental em português existe, e veio para ficar

nadia ferreira

“Lisboa Domiciliária” é, sem dúvida, uma fantástica surpresa…. Sem pretensões, oferece um olhar sóbrio e idóneo, sobre essa “coisa muito disparatada” que é a vida; a vida de sete pessoas, com muitos anos vividos, confinadas ao isolamento das suas quatro paredes e à solidão de quem tem como única companhia as memórias ou o que resta delas. Mas ao contrário do que poderíamos pensar este é um filme honesto e não uma campanha ética, moral ou política. É a resposta artística de uma realizadora curiosa que quis espreitar para dentro das velhas casas enrugadas da Lisboa de bairro… Que quis saber quem são as gentes antigas, de cal descascada que se fundem e confundem nelas. As casas que nos apresenta são pequenas, limitadas, algumas mesmo precárias, mas o documentário de Marta Pessoa não é nada disso… As pessoas que visitamos vivem vidas cheias de vazios, monotonias, tristezas e pesares, mas nada disso caracteriza este “Lisboa Domiciliária”. Este é um documentário que nos conquista com cada personagem que apresenta, satisfaz-nos com a subtil beleza dos seus planos, e arrebata-nos com momentos de humor que só uma vida real “muito disparatada” pode dar! É tão bom, que parece fácil! Lisboa Domiciliária é uma prenda para o cinema português.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!