Irreversível

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Drama 95 min 2002 M/18 27/12/2002 FRA

Título Original

Sinopse

Irreversível. Porque o tempo tudo destrói. Porque alguns actos são irreparáveis. Porque o homem é um animal. Porque o desejo de vingança é uma pulsão natural. Porque a maioria dos crimes fica impune. Porque a perda da pessoa amada destrói como um raio. Porque o amor é a fonte de vida. Porque as premonições não mudam o curso dos acontecimentos. Porque o tempo revela tudo. O pior é o melhor.<br/> Uma jovem mulher, Alex (Monica Bellucci), é violada por um desconhecido num túnel. O seu companheiro, Marcus (Vicent Cassel), e o ex-namorado, Pierre (Albert Dupontel), resolvem fazer justiça pelas próprias mãos.<br/> "Irréversible", realizado por Gaspar Noé, foi apresentado na última edição do Festival de Cannes. Apesar de ter sido um dos ausentes do palmarés oficial, o filme ficará na história pelas reacções que provocou durante o certame: considerado o filme-choque do ano, amado e odiado pela crítica, não recomendável aos mais sensíveis...<p/>PUBLICO.PT

Críticas Ípsilon

Irreversível

Vasco Câmara

Ler mais

Choque pré-fabricado

Luís Miguel Oliveira

Ler mais

Irreversível

Mário Jorge Torres

Ler mais

Desfile de efeitos

Kathleen Gomes

Ler mais

Críticas dos leitores

Palavras de ordem: aguentar até à recompensa!

Marta

É um filme fantástico! Naturalmente, polémico, mas muito eficaz. A violência extrema e quase insuportável justifica-se pelo próprio significado do filme: o que é que nos faz ansiar por um desfecho que começámos por achar abominável e injustificável?
Continuar a ler

A cultura não é isto.....

João Baltazar

Este tipo de espectáculos culturais apenas têm como resultado o afastamento do públicos de todo o tipo de filmes europeus. Eu, pessoalmente, não gosto de filmes europeus (portugueses e franceses particularmente), mas como tive uma boa experiência com "O Pacto dos Lobos" resolvi arriscar. Conclusão: vai ser difícil eu voltar a pagar para assistir a outro...
Continuar a ler

Violento a nível psicológico

Ana

Vi o filme há aproximadamente 24 horas e ainda estou a digerir toda a história. Se, como já li, o objectivo do realizador era uma experiência de catarse, então a única coisa que tenha a dizer é "parabéns". Quando saí da sala não tinha um pingo de emoções que pudesse descrever, não consegui comentar... <BR/> Não fiquei especialmente chocada com as primeiras cenas ou com a cena da violação, apesar de achar o filme extremamente violento (e até achar que uma cena de violação de 9 minutos é dispensável), acho-o violento mais a nível psicológico. <BR/> O único comentário que me vem à cabeça é "Gostei do filme, mas..." Há cenas em que não conseguimos deixar de fechar os olhos, mas as emoções que desperta não são boas nem más, acho que é algo para além disso. Uma coisa é certa: saí da sala de cinema com uma profunda dor de cabeça e com profundas reflexões... Afinal, "o tempo destrói tudo..."
Continuar a ler

Audaz

Ivius Figuerius

O filme "Irreversível" é, sem sombra de dúvidas, o filme mais audaz que vi até agora e revela diversas realidades escondidas pela nossa sociedade, como a violação, o sexo como tabu, os guetos da prostituição, da homosexualidade e muito mais... Um filme a não perder, sem dúvida!
Continuar a ler

Pedrada no charco

Edgar

É verdade que este filme é uma pedrada no charco, mas não é por ser diferente que o devemos marginalizar. A começar pela estrutura do filme (algo já visto em "Memento"), passando pelo trio de actores que contracena (com uma Mónica Bellucci fabulosa) e acabando no argumento do filme, posso concluir que este não é susceptível de ser visto por todos os públicos - e é por isso que está catalogado para maiores de 18 anos. A cena da violação é "horrivelmente" realista e o diálogo no metro é fabuloso.
Continuar a ler

Bilhete reversível

Codeas

É o pior filme do momento! A sequência de filmagens é tão má que, em conversa com amigos meus que também viram o filme, chegamos à conclusão de que nenhum de nós tinha saído da sala sem dores de cabeça, mal-estar geral e outras incomodidades. É um filme perigoso pelas emoções que desperta e pela forma como é filmado. Não consigo perceber como é que o dinheiro dos impostos dos europeus é tão mal aplicado. Viva a "steadycam"!
Continuar a ler

Dispensável

Fernando

Dispensável
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!