How to Have Sex - A Primeira Vez

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 91 min 2023 M/14 28/03/2024 GB, GRE

Título Original

Sinopse

As inglesas Tara, Em e Skye têm 18 anos, terminaram o liceu e estão exultantes com a sua primeira viagem sem a supervisão dos pais. Num “resort” em Mália, na ilha de Creta (Grécia), esperam viver as melhores férias das suas vidas. Mas, entre praia, discotecas, bebidas alcoólicas e envolvimentos fugazes, vão-se deparar com situações para as quais não estavam preparadas.

Estreado no Festival de Cinema de Cannes, um drama sobre sexo e consentimento, escrito e dirigido por Molly Manning Walker, na sua estreia em realização. No elenco participam Mia McKenna-Bruce, Lara Peake, Samuel Bottomley, Shaun Thomas, Enva Lewis e Laura Ambler. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

How to Have Sex: o caos sexual da adolescência num Verão grego

Luís Miguel Oliveira

Acima de tudo, é um retrato de “classe” e isso está está estampado em todas as conversas das personagens.

Ler mais

Críticas dos leitores

2 estrelas

José Miguel Costa

A directora de fotografia britânica Molly Manning Walker (30 anos) arrasou, enquanto realizadora e argumentista, na sua primeira longa-metragem ("How To Have Sex), ao vencer a secção Un Certain Regard no Festival de Cannes e ao receber rasgados elogios por parte da generalidade da critica especializada.

No entanto, não entendo minimamente a quase unanimidade em torno deste drama coming-of-age (com pretensões de produto cinéfilo de cariz realista e didático) que incide sobre os excessos comportamentais de um grupo de adolescentes inglesas "ocos" durante uma viagem de finalistas à Grécia.

Efectivamente, na minha modesta opinião, esta obra (algo feminista) limita-se a explorar, de um modo superficial e vácuo (embora "bem embrulhada" em apelativas imagens com altos contrastes de saturação de cor), os habituais clichés da pressão/manipulação grupal, a estigmatização da virgindade e o (não) consentimento sexual. Destaque-se a excelente performance da jovem Mia McKenna, que lhe valeu um Prémio Revelação dos European Film Awards.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!