Glória

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 101 min 2016 M/12 08/06/2017 GRE, BUL

Título Original

Slava

Sinopse

Quando Tsanko Petrov, um honesto trabalhador ferroviário, encontra uma grande quantia de dinheiro na linha do comboio, decide entregá-lo à polícia. Para o recompensar, o Ministério dos Transportes oferece-lhe um relógio durante uma cerimónia especial. Mas depressa o relógio deixa de funcionar e ele contacta as entidades que lho ofereceram. O problema surge quando Julia Staikova, chefe do departamento de relações públicas do Ministério, perde o relógio de Petrov. Assim começa uma longa batalha entre um homem simples e as autoridades com o simples objectivo de recuperar o objecto e a sua dignidade, que parece que todos resolveram colocar em causa…
Com realização de Kristina Grozeva e Petar Valchanov ("A Lição"), uma história dramática sobre corrupção, com Stefan Denolyubov e Margita Gosheva como protagonistas. Estreado no Festival de Cinema de Locarno (Suíça), onde recebeu uma menção honrosa do Prémio Don Quixote, "Glória" tem percorrido vários certames, entre os quais o Festival Internacional de Gijón (Astúrias), onde conquistou os galardões de Melhor Argumento, Fipresci e Grande Prémio Astúrias; o Festival de Sofia (Bulgária), onde foi distinguido como Melhor Filme Balcânico; ou o Festival Internacional de Vilnius (Lituânia), onde mereceu o prémio de Melhor Realização. PÚBLICO
 
 

Críticas Ípsilon

O ferroviário na teia de aranha

Jorge Mourinha

Uma sátira à volta de um homem honesto apanhado nas teias da corrupção: Glória.

Ler mais

Críticas dos leitores

4 estrelas

JOSÉ MIGUEL COSTA

"Glória", dos bulgaros Kristina Grozeva e Petar Valchanov, é um drama que coloca a nu a corrupção endémica que contamina transversalmente todos os sectores da sociedade na Bulgária, através da história de um pobre e honesto cantoneiro ao serviço do Estado, detentor de um acentuado défice cognitivo, que é vítima de uma série de aproveitamentos políticos e jornalísticos, sem qualquer benefício próprio (pelo contrário, a sua vida irá tornar-se gradativamente um autêntico calvário), após ter decidido entregar às autoridades uma elevada quantia de dinheiro que encontrou espalhada numa linha férrea. <br /> <br />A dupla de realizadores, seguindo a linha do designado realismo social, que impregna com um humor negro que roça o burlesco (característica que lhe confere uma certa idiossincrasia, evitando, deste modo, o risco de resvalar para um objecto de denuncia algo simplista), tem a inteligência de transformar um evento simples num quase "poema cru" sobre a desumanização das relações nas sociedades modernas (e isto tendo por base um argumento simples - e bem estruturado). <br />Seria injusto não salientar que estes também tiveram a sua "tarefa facilitada" graças à excelente performance dos seus actores, Stefan Denolyubov e Margarita Gosheva.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!