O Divã de Estaline

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 92 min 2016 M/12 26/01/2017 POR, FRA

Título Original

Le Divan de Staline

Sinopse

Envelhecido e de saúde debilitada, Estaline – líder da União Soviética desde 1922 até a sua morte, em 1953 – resolve seguir os conselhos médicos e recolhe-se num palácio isolado durante alguns dias. Lidia, sua amante há várias décadas, acompanha-o nesta viagem. Inesperadamente, ele decide fazer todas as noites o seguinte: deitar-se num divã, assumindo-se como paciente, e obrigar Lidia a representar o papel de psicanalista. Temendo a sua fúria, ela concorda em seguir as indicações do livro "A Interpretação dos Sonhos", de Sigmund Freud. Oleg Danilov é um artista brilhante que ali se encontra, esperando ansiosamente pela oportunidade de mostrar a Estaline a obra que criou em sua honra. Mas Lidia, que não é indiferente aos encantos de Danilov, vê-se arrastada para um perigoso jogo onde qualquer indício de traição pode significar a morte.
Quase totalmente filmado no Bussaco Palace Hotel (numa co-produção franco-portuguesa), "O Divã de Estaline" é um filme dramático que que se inspira na obra com o mesmo nome de Jean-Daniel Baltassat. Com argumento e realização de Fanny Ardant, conta com Gérard Depardieu, Emmanuelle Seigner e Paul Hamy nos papéis principais. PÚBLICO

Críticas dos leitores

Excelente

Fernando Manuel Sério... Realizador

Uma excelente direcção e adaptação de Fany A. Uma linguagem cinematográfica muito próxima do teatro, este filme aborda Estaline como se o espectador estivesse no interior do seu cérebro, a leitura é a de uma extrema e obsessiva paranóia que ensombra o ditador esta linguagem inteligente sem que Gerard - Estaline - se perca não é um filme sobre Estaline é um verdadeiro exercício de estilo que não colhe nas novas gerações. Não estão preparados nem fazem o mínimo esforço para perceberem o que se está passar a desconstrução vista do avesso. Quem foi Estaline ? Como pensava Estaline, com um simples estalar de dedos tudo se virava do avesso para logo de seguida voltar a ser o antes de... E assim sucessivamente a óbvia desorganização da violência de um homem doente... desajustado, inconstante, perigoso, inteligente e desumano. Depardieu não está neste filme para ser o Estaline nem precisava de usar o característico bigode e a "farda" do ditador, basta a presença e o excelente argumento. Às vezes acontecem preciosidades que se fazem em Portugal passando todavia pelos intervalos da chuva dos média e dos portugueses. Como diria Agustina Bessa Luís "O povo português é muito estranho". "O divã de Estaline" é um excelente filme como poderia ser uma excelente peça de teatro. Actores principais e secundários dentro dos tempos cinematográficos. Parabéns Paulo pela produção.

Continuar a ler

Estaline versão Obélix

Luís Telles

Depardieu não fez sequer um esforço para encarnar a autoridade e o carisma de Estaline. O filme resulta totalmente inverosímil e sem objetivo palpável, perdido algures no mausoléu do Hotel Palace e nas matas do Buçaco.
Continuar a ler

4 estrelas

José Miguel Costa

“O Divã de Estaline”, a nova obra de Fanny Ardant, é uma surrealista fábula politica, algo poética e non sense, sobre Estaline (protagonizado por Gerard Depardieu) e os seus tiques de ditador totalitarista que a todos aterroriza, inclusive, aqueles que alegadamente lhe são próximos (nomeadamente, a sua amante de há 30 anos), tal é a arbitrariedade e barbaridade do seu comportamento. <br /> A acção desta coprodução franco-portuguesa (quase integralmente filmada no Hotel do Bussaco) decorre, na década de 50 do século XX, num palácio de campo (no qual Estaline se encontra para repousar durante uns dias), e gira em torno de um alegado triângulo (pseudo) amoroso, que inclui o próprio, a amante (com a qual “brinca” aos psicanalistas) e um jovem artista que aí se encontra para discutir o projecto de um monumento de homenagem ao ditador russo.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!