Índice Médio de Felicidade

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama min 2016 31/08/2017 POR

Título Original

Índice Médio de Felicidade

Sinopse

<div>Ano de 2013. Portugal debate-se com uma crise económica. Daniel é um dos milhares de portugueses à deriva. Tem 38 anos, dois filhos e uma mulher que teve de se mudar para o interior. Ele, depois de perder o trabalho, sobrevive com o subsídio de desemprego e com o pouco dinheiro ganho a vender aspiradores de porta em porta. Os seus dois melhores amigos também se debatem com os seus próprios problemas: Almodôvar está preso por assalto resultante do desespero das dívidas; Xavier vive fechado em casa há 12 anos, deprimido. Mesmo assim, quando lhe é perguntado o seu grau de satisfação com a vida, Daniel responde que, de zero a dez, é de 8,0 – um número muito superior ao índice médio de felicidade do país, de apenas 5,7. Mesmo a viver uma sucessão de acontecimentos que o poderiam levar ao desespero sem melhorias no horizonte, nada o impede de acreditar no futuro. Ou não fosse ele um optimista nato.</div> <div>Adaptação ao grande ecrã do livro homónimo de David Machado (vencedor, com esta obra, do prémio da União Europeia para a Literatura em 2015), uma história de esperança realizada por Joaquim Leitão ("Adão e Eva", "Tentação", "Até Amanhã, Camaradas", “Sei Lá”), segundo um argumento do próprio escritor em parceria com Tiago Santos. Marco D'Almeida, Dinarte de Freitas, Ana Marta Contente, Tomás Andrade, João Sá Nogueira e Lia Gama dão vida aos personagens. PÚBLICO</div>

Críticas Ípsilon

Em memória da troika

Luís Miguel Oliveira

Índice Médio de Felicidade, adaptado de um romance de David Machado, é o contributo de Joaquim Leitão para a “filmografia da troika”.

Ler mais

Críticas dos leitores

Índice médio de felicidade

Violante

Adorei! Fui ver hoje (19/9) e fiquei muito feliz de ver este filme. Só prova que existe muita gente boa nesta terra. Passar o que ele passou, desemprego, longe dos que mais ama, sem conseguir emprego a viver mal, é realmente uma história do cotidiano português. Adorei!
Continuar a ler

Um filme razoável

Paulo Lisboa

Fui ver o filme porque o argumento me pareceu potencialmente interessante e original. E como forma de apoio ao cinema português. <br />Gostei do filme. Vê-se mais ou menos bem, aborda a temática muito actual da crise que afectou Portugal, com os problemas subsequentes, como a emigração, o desenraizamento social, o desemprego, a perda de casas, a instabilidade familiar etc. No entanto, o argumento é algo forçado e pouco plausível, mesmo tendo alguma boa vontade e até sonhando um pouco. Mas o filme acaba por passar-nos um boa mensagem de altruísmo, de boa vontade e que de certa maneira tudo é possível. Vale por isso. <br />Estamos perante um filme razoável, embora para ver sem uma grande expectativa. <br />Numa escala de 0 a 20 valores, dou 12 valores. 
Continuar a ler

Índice médio de felicidade

Olga batista

Filme simpático para ser visto na televisão, deitada no sofá. <br />Bom elenco, óptima interpretação. Parabéns para o actor mais novinho, esteve mesmo muito bem. Quanto à história que começou bem com um problema muito actual de desemprego. Acabou por fraquejar na segunda parte (...mas quem vende aspiradores porta à porta no século XXI?), depois essa urgência de ir salvar uma senhora nos fins do mundo para um pai que só tem 300 € na algibeira e que tem a obrigação de salvar a sua familia, não é lá muito racional.
Continuar a ler

Vale a pena ver !

Cláudio Anaia

Um filme actual e que foca muitos temas da actualidade. <br />Mais uma vez Joaquim Leitão está de Parabéns. <br />Venha o próximo....
Continuar a ler

Índice Médio de Felicidde

Isabel Batista

Grandioso, um testemunho de vida. Dá que pensar, para rir e para chorar. Realmente o ser humano nunca está contente com o muito que tem. Deveria ser obrigatório a sua visualização.
Continuar a ler

Índice Médio Felicidade

Paula Rodrigues

Um filme maravilhoso! Uma história que chega ao coração de qualquer um e que faz pensar no tanto que a vida nos oferece quando a ela nos entregamos... Adorei!
Continuar a ler

Índice Médio de Felicidade

Susete Marques

Passei o filme todo, emocionada, algumas vezes "com uma lágrima ao canto do olho", porém, sem melodrama. <br />Francamente, é um filme a não perder de forma nenhuma, pelo tema, pelo enquadramento, pelos atores/realizador, e tb, vale a pena frisar, este ponto, sem calão ordinário tão do gosto de determinados(muitos, infelizmente) realizadores. Tenho recomendado este filme aos meus amigos e conhecidos, até já o mencionei na minha página do fb. Não podem perder esta maravilha. Assistir a este filme, eleva, de facto o nosso "ÍNDICE MÉDIO DE FELICIDADE"
Continuar a ler

Índice Médio Felicidade

Mª Vargas

Não perdi o meu tempo... fui porque já tinha lido o livro e estava curiosa. Saí feliz com o cinema português... Parabéns!
Continuar a ler

Adorei...!!!

Júlia Duarte

Um tema muito sério, que dá que pensar.... <br />A mensagem de esperança e de superação do protagonista passou completamente para fora do ecrã.... <br />Grande filme....!!!
Continuar a ler

Excelência

Joaquim Manuel Pinhão

É, deveras um filme incrível, uma linguagem muito equilibrada, um tema contemporâneo. Eu adorei até porque me transmitiu uma mensagem muito boa! Foi mais uma confirmação do que uma mensagem, a de que tudo é possível e ultrapassável se se tiver ao nosso lado quem nos apoie, não que concorde sempre, mas que nos apoie. <br /> Obrigado, muito obrigado por este filme. Bem-haja.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!