Carlos do Carmo - Um Homem no Mundo

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário 105 min 2014 M/6 09/04/2015 POR

Título Original

Carlos do Carmo - Um Homem no Mundo

Realizado por

Sinopse

Nasceu no bairro lisboeta da Mouraria a 21 de Dezembro de 1939. Em jovem, queria trabalhar na hotelaria. Ter-se-ia rido certamente de quem lhe dissesse que, 50 anos mais tarde, estaria a celebrar uma carreira ímpar enquanto nome incontornável da música portuguesa. Dono de uma voz inconfundível, Carlos do Carmo é senhor de um currículo marcante – e premiado com um Grammy Latino – que soube aliar o rigor interpretativo e a tradição ao desbravar de novos caminhos para o fado. Colaborou com nomes das mais diversas esferas musicais e eternizou temas como "O cacilheiro", "O homem das castanhas", "O amarelo da Carris" ou "Balada para uma velhinha". Aqui, o seu percurso é relatado e comentado na primeira pessoa, por entre concertos e viagens, e em conversas com familiares, amigos e artistas.

Um documentário assinado por Ivan Dias (ligado ao filme "Fados", de Carlos Saura), que acompanha um ano na vida de Carlos do Carmo: o da consagração, da celebração das cinco décadas de actividade e da atribuição do Grammy Latino de Carreira, que foi receber a Las Vegas (EUA), no dia 19 de Novembro de 2014. O título, "Homem no Mundo", faz referência a dois álbuns criados em parceria com José Carlos Ary dos Santos: "Um Homem na Cidade" (1977) e "Um Homem no País" (1983). Incidindo na projecção do fadista além-fronteiras, o filme assume-se como uma espécie de último tomo da trilogia originalmente idealizada.

PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Carlos do Carmo não merecia isto

Jorge Mourinha

Carlos do Carmo merecerá certamente uma homenagem, mas não merecia este objecto.

Ler mais

Críticas dos leitores

Piza

Luís Telles

Todos sabemos que o cançonetista Carlos do Carmo tem o umbigo do tamanho de uma piza. Este é o documentário que os seus 50 anos de carreira merecem: pretensioso, desonesto e artisticamente nulo.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!