À Procura de Sugar Man

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário 86 min 2012 06/06/2013 SUE, GB

Título Original

Searching for Sugar Man

Realizado por

Sinopse

A história de Rodriguez: sexto filho de imigrantes mexicanos (daí o Sixto), trabalhador da construção civil, grande admirador de Leonard Cohen, Dylan e Henry Mancini, edita dois álbuns, "Cold Fact", em 1970, e "Coming From Reality", no ano seguinte. Os discos recebem boas críticas mas passam despercebidos junto ao público. Pouco depois, o músico desaparece. Entretanto, cópias dos discos chegam à Austrália e à África do Sul.

Neste último país, o passa-palavra transforma-o num fenómeno que atravessa gerações. No país do apartheid, ferozmente conservador, Rodriguez torna-se uma voz de rebeldia e de esperança. Enquanto os seus discos chegam a 500 mil lares sul-africanos, principalmente os da juventude branca liberal, Rodriguez trabalha na construção civil para sustentar as três filhas, concorre a vários cargos públicos em Detroit por obrigação cívica e tira um curso de Filosofia por curiosidade intelectual.

Malik Benjelloul, realizador televisivo sueco, 35 anos, partiu do seu país em 2006. Vagabundeou pela América do Sul e por África, procurando "histórias que valessem a pena ser contadas". Na Cidade do Cabo, entrou na loja de discos de Stephen "Sugar" Segerman e ouviu aquele que, juntamente com o jornalista Craig Bartholomew-Strydom, desvendara o mito. Sem financiamento, começou por filmar aquela história com um iPhone.

O resultado foi um documentário que, para além de ter ganho vários prémios (entre eles um Óscar e um BAFTA), fez renascer a carreira de um dos mais importantes ícones da história da música. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Cidadão Rodriguez

Luís Miguel Oliveira

Ler mais

À Procura de Sugar Man

Jorge Mourinha

Ler mais

Críticas dos leitores

À procura de Sugar Man

Robert

Simplesmente espetacular!!!!
Continuar a ler

comentario

Vera

<p>Eu gostei do documentário porque mostra uma grande historia de vida de um cantor que escrevia e cantava musicas que refletiam o seu pensamento de critica á sociedade. <br />Este documentário ajudou-me a refletir sobre a sociedade atual e nos seus problemas, pois nesta muitos talentos não são reconhecidos na altura mas passado algum tempo esses trabalhos são valorizados pelos adolescentes e não só. Pois transmitem mensagens sentimentais e refletoras por quem as ouve. <br />Apesar de o Rodriguez ter muito talento tinha uma vida simples e normal pois trabalhava na construção civil para sustentar a família, ou seja, não se deixou levar pela fama.</p>
Continuar a ler

À procura de sugar man-opinião

Filipa Pereira

<p>Na minha opinião, este documentário demonstra muitos factos que ainda hoje acontece na nossa sociedade. Incluindo o facto de que quando algo surge, no momento não é valorizado e só passado algum tempo porque uma pessoa usa e passa a palavra, as outras começam a usar e também a passarem a palavra, fazendo com que esse algo se torne num êxito. Foi o que aconteceu com as canções de Rodriguez, foram desvalorizadas no início e passado algum tempo, uma pessoa ouviu e passou a palavra a outras que também ouviram, passaram a palavra, tornando-as assim num êxito. <br />Neste documentário vemos a força que três homens demonstraram ao tentarem procurarem algo que julgava-se perdido e morto há muito tempo, um homem. Um homem a quem sociedade da altura não soube dar valor e com o tempo foi esquecido. Deixando para trás as suas canções que se tornaram um êxito na África do Sul, após o desaparecimento do seu autor e sem que este o soubesse. <br />A força que estes três homens tiveram para o encontrar quase que se extinguiu ao fim de algum tempo, mas de repente surgiu uma nova pista que lhes fez erguer essa força e conseguir revelar ao público que afinal esse homem ainda existia e que estava vivo. E isto demonstra que quando queremos muito alguma coisa, se nos esforçarmos para a ter, conseguimos e jamais devemos desistir de a conseguir ter. <br />E tal como a filha de Rodriguez disse: "- Só porque são pobres não quer dizer que não tenham sonhos maiores!". E Rodriguez teve um sonho maior que ao princípio não se concretizou mas com o tempo tornou-se um sucesso, que até influenciou uma geração e ainda a primeira oposição contra o apartheid. <br />Steve Rowland afirmou que Rodriguez era o mais memorável, eu afirmo que este documentário para mim é um dos mais memoráveis documentários que já vi!</p>
Continuar a ler

Gracias por presentarme a Rodríguez

Pedro

Estos críticos están un poco despistados. <br /><br />Esta es la historia de un hombre inconsciente de su éxito y robado sin escrúpulos, que vive modestamente en Detroit aprovechando, sin lamentarse. <br /><br />Es especial. En Sudáfrica, sus letras fueron una luz para muchos blancos que no querían el apartheid. Hombres como este contribuyen para evitar la guerra. <br /><br />Gran espíritu, voz profunda, palabra de poeta, rostro indígena, dulzura, principios de titán,... <br /><br />Este Rodríguez es una fortaleza humana.
Continuar a ler

Imperdível!

Isabel

História absolutamente surpreendente! Muitíssimo bem contada! A música é maravilhosa! Ainda por cima a história é verdadeira! <br />Adorei! Um dos melhores filmes que vi nos últimos anos.
Continuar a ler

Tão bom

Maria Sthall

<p>Se deve mais aos "cânones" do documentário se aos da reportagem realmente é irrelevante. Interessa sempre e primeiro a história. E que história nos conta este filme, caramba! Quem não viu ainda deve ir a correr ver, antes que a lógica comercial deste mundo (a mesma que tragou e depois cuspiu Rodriguez) retire o filme das salas para colocar mais um Super-Homem ou um Brad Pitt.<br /><br />VÃO VER. Pelo bem da vossa alma que também precisa de alimento. A minha foi tocada.</p>
Continuar a ler

Finalmente!

Bolota

Grande documentário de uma grande história de vida. <br />Não consigo compreender os votos dos críticos. Não compreendo mesmo. Um beijinho para os críticos para lhes adoçar um bocado as amarguras da vida.
Continuar a ler

Grande filme!

Nuno Alves

Não se deixem impressionar pelas classificações dos pseudo-críticos da parvónia. Estes cinéfilos apenas encontram alguma qualidade na mediocridade. Trata-se de um grande filme.
Continuar a ler

Belo documentário

Maria

Eu gostei muito do documentário e recomendo a verem. Mas este não fala sobre o sucesso que o senhor Rodriguez teve na Austrália, Nova Zelândia e alguns países africanos. Chegou a fazer uma digressão com os Man it oil, grupo conceituado na Austrália nos anos 1980 e deu alguns concertos na Austrália e recentemente a partir de 2004 (se não me engano) começou a ser um pouco conhecido na Europa sobretudo Suécia e Reino Unido (onde deu pequenos concertos), devido a versões de artistas como o DJ inglês David Holmes ou o escocês Paolo Nuttini com a canção Sugarman. Houve um rapper dos Estados Unidos que utilizou o tema Sugarman para uma canção sua, mais ou menos na mesma altura que David Holmes. Ele não era completamente desconhecido, apenas se desconhecia que ele era o um dos grandes ídolos e parte do fim do apartheid na África do Sul. Eu conhecia a versão de Sugarman de David Holmes desde 2002, só não sabia quem era o cantor. Fiquei maravilhada e fascinada por este senhor. Belo ser humano. Muito modesto, culto, divertido, calmo, grande poeta e filósofo, bom pai, muito honesto e verdadeiro. Que bom que agora todo o mundo sabe quem ele é e agora deve-se rescrever a história da música e incluir o senhor Rodriguez como um dos melhores cantautores deste planeta.
Continuar a ler

Incrível

Luis

A não perder!
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!