José e Pilar

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário 128 min 2010 M/12 18/11/2010 ESP, SUE, POR, BRA, FIN

Título Original

Sinopse

Filme de abertura da edição 2010 do DocLisboa, um documentário realizado por Miguel Gonçalves Mendes ("Autografia") sobre o escritor José Saramago, falecido a 18 de Junho de 2010: a sua vida, as suas viagens, a sua relação de amor com Pilar del Río, sua companheira até ao fim da vida. Filmado entre 2006 e 2009, com a criação do romance "A Viagem do Elefante" como pano de fundo, mostra o quotidiano de um dos mais importantes escritores contemporâneos, na sua relação com Pilar, o público e a vida. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Da vida e da morte

Mário Jorge Torres

Ler mais

José e Pilar

Vasco Câmara

Ler mais

José e Pilar

Jorge Mourinha

Ler mais

Críticas dos leitores

Agradecimento

Paulo Gonçalves

“José e Pilar” é das obras de cinema mais belas que vi. Agradeço à vida ter-me presenteado desta maneira, agradeço a existência de José Saramago e Pilar del Rio e outras pessoas ricas e belas que dão luz a este mundo e agradeço aos estupendos olhos de Miguel Gonçalves por nos deixar ver através deles e todo o esforço que isso implicou. Agradeço ao Cinema Nun’Álvares, no Porto, a amabilidade do funcionário e opção por esta qualidade de cinema.
Continuar a ler

José e Pilar

Ana Leite

Duas horas com os olhos completamente colados ao ecrã, extasiada com um documentário que nos permite “conviver” com duas pessoas absolutamente fora de série, acima de qualquer banalidade. Perfeito!
Continuar a ler

A vida de um casal muito, muito belo

Nazaré

Quem atinge a idade dos 80 anos e permanece lúcido, tem de certeza algo da sua experiência que nos pode ensinar coisas importantes; se essa pessoa for inteligente e culta, ainda mais se pode esperar, mas se para além disso for alguém que fala do que sabe com a liberdade de quem sabe o valor de dizer-se o que é importante, então as palavras até podem ser pouco abundantes, mas são um verdadeiro tesouro de sabedoria. Assim era José Saramago na altura em que se fez este filme. E Maria Pilar del Rio, a sua mulher, una com ele nessa sabedoria, a irradiar ela própria para quem saiba estar atento e escutar. Nada que os impedisse de discordarem politicamente, mas no que respeita à vida àquilo que mais vale para qualquer um de nós... O tema principal é a vivência deste casal, o amor que os une e o nível de entendimento que tornou a sua união indissolúvel. Daí a importância do episódio da Montaña Blanca. Daí a tão grande importância de Saramago ser continuado. As obras que nascem do amor são mais perenes. Um artista não merece morrer, e ele ainda vive. Este filme surpreendeu-me, não contava que fosse tão bom. Até nisso Saramago teve sorte... O trabalho de Miguel Gonçalves Mendes não só documenta, tem a arte de levar-nos pela mão, sem esforço, durante mais de duas horas. Tem originalidade, tem ousadia, tem muita classe. Mas não posso deixar de lembrar-me da perturbação de ver as legendas em Português que alteram frequentemente o Português das personagens (e que escrevem Montanha Blanca!!!!), não sei se porque quem "redigiu" as legendas tinha mau ouvido, ou se por ter achado que estava "incorrecto". Não se faz!
Continuar a ler

José e Pilar

Fernando Costa

Bom trabalho de Miguel Gonçalves Mendes que, fazendo um documentário que capta os últimos anos de vida de José Saramago, sabe evitar qualquer tipo de melodramatismo excessivo e que nos dá a conhecer um Saramago e uma Pilar como nunca os imaginamos. Vão ver que vale a pena. Boa surpresa.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!