Esta Terra É Nossa

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 117 min 2017 20/04/2017 BEL, FRA

Título Original

Chez Nous

Sinopse

<p><span>Co-escrito e realizado por Lucas Belvaux, este filme tenta olhar para o actual contexto político de França, centrando-se numa enfermeira que se envolve com um partido populista de extrema-direita, uma versão ficcional não muito camuflada da Frente Nacional, com uma equivalente de Marine Le Pen. Com Émile Duquenne, Catherine Jacob, André Dussollier e Guillaume Gouix, um filme que gerou bastante polémica das próprias pessoas em quem foi inspirado. </span>PÚBLICO</p>

Críticas Ípsilon

As regras do jogo

Luís Miguel Oliveira

O filme de Belvaux é sobretudo a exploração de um argumento inteligente mas esquematicamente pedagógico, assente em personagens e interpretações justas.

Ler mais

Críticas dos leitores

4 estrelas

Pedro Jorge Pereira

A meu ver um excelente filme que nos transmite uma retrato muito fiel e profundo dos mecanismos e dinâmicas inerentes à ascensão da extrema direita um pouco por toda a Europa ma neste caso com uma forte incidência claro na realidade de França. No entanto consegue um equilíbrio muito interessante na medida em que não é propriamente um filme político, conseguindo construir um filme dramático sem nunca cair em lugares comuns.
Continuar a ler

3 estrelas

JOSÉ MIGUEL COSTA

Qualquer semelhança com a realidade não é pura coincidência em "Esta Terra É Nossa", e a Lucas Belvaux só falta mesmo "chamar os bois pelos nomes"(a sósia da Marine Le Pen é por demais evidente). De facto, não há quaisquer dúvidas de que se trata de um filme concebido como arma de arremesso contra os populistas de extrema-direita da Frente Nacional (tanto mais quando o seu lançamento comercial coincide com o período da campanha eleitoral para as presidenciais em terras gaulesas). Todavia, estranhamente (ou não - para "entrar "com pézinhos de lã, sem "partir logo a louça toda" e, deste modo, não afastar potenciais espectadores) não estamos em presença de um produto de cariz militante explicito, diria antes que este aposta numa postura pedagógica, tentando desmascarar os verdadeiros intentos que esta força política continua a perseguir, apesar da suavização da sua imagem pública para cativar eleitorado mais moderado (afinal, como verbaliza, em determinado momento, um dos personagens "podemos ter mudado de estratégia, mas não mudámos de objectivos"). <br /> <br />É uma película que carece de visionamento (pena que vá passar despercebida do grande público, por diminuta distribuição em Portugal), na medida em que efectua um sintético e interessante diagnóstico da situação socioeconómica das áreas geográficas de França mais afectadas pelas sucessivas crises (terreno fértil para a FN, onde os discursos demagógicos "anti-quase tudo" têm maior adesão), bem como por explanar alguns dos "truques" utilizados pela máquina partidária para cativar públicos que, por norma, não nutriam simpatias por políticas extremistas. No entanto, como documento cinematográfico (e até sociológico) revela uma certa mediocridade, por adoptar um discurso demasiado primário/ilustrativo/previsivel e maniqueista de quase diabolização daqueles que o realizador elegeu como inimigos, numa por demais evidente (e excessiva) dualidade "politicos bons versus maus", tratando os eleitores que "vão na cantiga do bandido" como meros inocentes/ingénuos que "se deixam levar" (sem aflorar o "como e o porquê" do crescimento dos scores eleitorais dos candidatos anti-sistema - afinal, o sucesso dos movimentos políticos populistas é culpa exclusiva dos partidos tradicionais que menosprezaram os seus cidadãos).
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!