A Grande Muralha

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 104 min 2016 M/12 16/02/2017 China, EUA

Título Original

Sinopse

China, século XI. Durante os anos da Dinastia Song, quando as leis são ditadas pelo Imperador Renzong (1010-1063), um grupo de mercenários é atacado por uma criatura monstruosa. Apenas os ocidentais William Garin e Pero Tovar sobrevivem à chacina. No dia seguinte, são capturados pela Nameless Order, um grupo de guerreiros de elite liderado pelo general Shao. Pertencentes à corte imperial, estes homens são desde muito jovens treinados para a grande missão das suas vidas: defender a população do ataque dos taotie, aterrorizantes criaturas míticas que acordam a cada 60 anos. A Grande Muralha da China é a única barreira que os mantém fora do alcance das cidades. Quando todos se apercebem das extraordinárias capacidades de combate de Garin e Tovar, decidem aceitar a sua ajuda. Com os bravos da Nameless Order, os dois amigos, outrora movidos por ganância, vão aprender o verdadeiro significado de abnegação, disciplina e coragem.
Um filme de acção e aventura com a História da China como pano de fundo. Vem assinado pelo multipremiado Zhang Yimou ("Herói", "O Segredo dos Punhais Voadores", "A Maldição da Flor Dourada", "Regresso a Casa") que, com este filme, se estreia na realização em língua inglesa. O elenco inclui Matt Damon, Willem Dafoe, Jing Tian, Pedro Pascal, Andy Lau e Lu Han. PÚBLICO
 

Críticas dos leitores

Nada a declarar

Carlos

Dez estrelas.
Continuar a ler

A Grande Muralha | 4*

Frederico Daniel

É bastante bom, pela positiva destaco Matt Damon e pela negativa Willem Dafoe.
Continuar a ler

Uma lenda de encantar

Jorge Rosado

Um filme excelente, com um argumento que nos prende do princípio ao fim. Bem interpretado, e com efeitos especiais muito acima da média. Recomendo pela sua grandiosidade e pela excelente imagem.
Continuar a ler

TítuloBomBB blockbusterB

Paulo Lisboa

Fui ver o filme porque achei o argumento muito interessante, baseado numa antiga lenda chinesa. E também porque o filme remetia para a acção e aventura, género que aprecio. <br />Gostei do filme. O argumento se bem que simples, tem qualidade, a realização é boa, dando ao filme fluidez, acção e bons efeitos especiais. A fotografia também é de grande qualidade, bem como as interpretações de todos os actores. <br />Estamos perante um bom filme acção que recomendo a quem goste do género. <br />Numa escala de 0 a 20 valores, dou 16 valores a este filme.
Continuar a ler

3 estrelas

José Miguel Costa

"A Grande Muralha” é o primeiro blockbuster chinês de escala planetária (bem como o mais dispendioso de sempre - teve à sua disposição um orçamento de 150 milhões de dólares), com duas megas estrelas de Hollywood no seu elenco, Matt Damon e Pedro Pascal (para não correr quaisquer riscos no que concerne à sua aceitação nos países ocidentais … “não fosse o diabo tecê-las”). <br /> <br />Que dizer sobre esta megaprodução? Possivelmente, teria gostado mais deste filme se não soubesse que o mesmo foi realizado por Zhang Yimou (figura nuclear da chamada Quinta Geração do cinema chinês responsável por obras que idolatro, como "Esposas e Concubinas", "Viver", "Caminho Para Casa", "Herói", "Maldição da Flor Dourada", "O Segredo dos Punhais Voadores" e "Regresso a Casa"), na medida em que preferia que um dos mestres de épicos orientais romanescos não estivesse envolvido neste tipo de cinematografia. Todavia, atendendo à polivalência demonstrada ao longo da sua carreira, não surpreende que tenha aceitado ser parte integrante de um projecto desta envergadura (que implicou filmar pela primeira vez em língua inglesa), só é pena ter-se deixado deslumbrar em demasia pelo aparato tecnológico, descurando em parte a essência cultural milenar do país de origem, que sempre foi a sua “impressão digital” (perdendo, deste modo, alguma identidade e, consequentemente, carisma/exotismo – passando simplesmente a ser “mais do mesmo”). <br />Feita esta ressalva, e cingindo-me ao género de produto (blockbuster de acção e aventura, que não tem na narrativa o seu fogo central – e que, neste caso, baseia-se numa lenda sobre a construção desta barreira gigantesca, que visava proteger a população contra o ataque de terríveis criaturas alienígenas), posso afirmar, sem qualquer pudor, que “A Grande Muralha” é empolgante, graças a uma montagem que impõe um ritmo rápido constante (com Matt Damon a demonstrar, mais uma vez, que é talhado para papéis desta natureza – embora, a sua escolha para protagonista tenha sido alvo de contestação cerrada por parte da critica especializada chinesa). <br /> <br />Claro que quem sabe não desaprende, pelo que a mais valia desta produção advém da sua estética (algo idiossincrática quando comparada com outros filmes que se inserem nesta mesma categoria), e, deste modo, somos brindados com momentos de grande beleza visual, devido ao recurso a designs/cores e coreografias orientais.
Continuar a ler

3* - Numa lenda...

Luis

ou "estória" não propriamente "de encantar", mas que se vê com muito agrado. Bons efeitos especiais e um bom desempenho, como esperado. Bons momentos ("cheirou... a pouco")
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!