Na Terra dos Nossos Irmãos
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Realizado por
Elenco
Sinopse
Ver sessõesAtravés de três histórias interligadas — as de Mohammad, Leila e Qasem, membros de uma família alargada afegã que foge da guerra em busca de refúgio no Irão — conhecemos os sacrifícios, a discriminação, o medo e a injustiça inerentes à condição de refugiado. Apesar de todo o sofrimento por que passaram, a chegada àquele lugar não significa um recomeço em total segurança mas sim o início de uma longa e árdua luta por dignidade, protecção e um verdadeiro sentimento de pertença.
Com Mohammad Hosseini, Hamideh Jafari e Bashir Nikzad nos papéis principais, este drama é produzido, escrito e realizado pelos estreantes Alireza Ghasemi e Raha Amirfazli. Em competição no Festival de Cinema de Sundance (EUA), onde recebeu o prémio de melhor realização na categoria “World Cinema Dramatic”, “Na Terra dos Nossos Irmãos” obteve ainda uma Menção Honrosa no LEFFEST - Lisboa Film Festival. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Na Terra dos Nossos Irmãos: cinema iraniano à medida do caderno de encargos
Uma primeira obra que se limita a cumprir as expectativas que o público ocidental tem do cinema do Irão.
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Cinema City Alvalade, Lisboa
17h25
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Críticas dos leitores
4 estrelas
José Miguel Costa
O filme de estreia do casal iraniano Alireza Ghasemi e Raha Amirfazli (no qual ambos acumulam os papéis de produtores, argumentistas e directores), "Na Terra dos Nossos Irmãos" (Prémio de Melhor Realização no Festival de Sundance), é um drama subtil que expõe, com enorme sensibilidade e recato emocional (abdicando de panfletarismos), o sofrimento silencioso dos exilados afegãos no Irão, alvos de discriminação e exploração laboral (sobretudo aqueles que se encontram na condição de "sem papéis"), inclusive, por parte de organismos do estado e (hipócritas) elites progressistas endinheiradas. Encontra-se dividido em três episódios autónomos (todavia, entrelaçados, e cada um deles separados por de anos - tendo o primeiro início em 2001), que se constituem como uma espécie de pequenos contos emocionais (com finais impactantes, quase "poéticos") que relatam as vicissitudes e constrangimentos que pendem sobre três indivíduos, "carregados de dignidade, pertencentes a uma família alargada afegã. Em comum as suas "vidas invisíveis" assombradas pelo medo da perda do estatuto de refugiado, e eventual repatriamento para o país de origem, caso venham a ser descobertos e/ou "levantem ondas" contra o Sistema. Apesar de dotado de uma narrativa algo "económica", possui a mestria de induzir uma intensa carga dramática através daquilo que não nos é mostrado (e que "apenas" intuimos).
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