Regresso a Casa

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 109 min 2014 M/12 30/07/2015 China

Título Original

Gui lai

Sinopse

<p><span style="color: #000000">China, início da década de 1970. Lu Yanshi (Chen Daoming), considerado um opositor ao regime, é feito prisioneiro político e enviado para um campo de trabalhos forçados, onde carrega o peso de ter sido denunciado pela própria filha, a ambiciosa e mimada Dandan (Huiwen Zhang). Quando finalmente consegue voltar a casa, está ansioso por reencontrar a mulher, Feng Wanyu (Gong Li). Mas não obtém a reacção esperada: ela manda-o embora. Feng sofre de amnésia. Embora ainda ame o marido e tenha esperado longos anos pelo seu regresso, é incapaz de o reconhecer. Lu não tem alternativa senão aproximar-se dela de forma subtil e paciente, procurando avivar a sua memória e, assim, despertar aquele grande amor adormecido. Mas as recordações encerram também fantasmas, segredos e feridas por curar... </span><br /> <span style="color: #000000">Estreado em Cannes, fora de competição, um drama romântico sobre reconciliação e redenção, tendo como pano de fundo as convulsões sociais provocadas pela Revolução Cultural Chinesa. Com realização do multipremiado Zhang Yimou ("O Segredo dos Punhais Voadores", "Herói", "A Maldição da Flor Dourada"), "Regresso a Casa" inspira-se no romance "The Criminal Lu Yanshi", de Geling Yan, cuja obra já tinha sido adaptada pelo cineasta chinês no filme anterior, "As Flores da Guerra", baseado em "The 13 Women of Nanjing".</span><br /> <span style="color: #000000">PÚBLICO</span></p>

Críticas Ípsilon

O género Revolução Cultural

Vasco Câmara

A Revolução Cultural chinesa é aqui um “género”, coisa cristalizada que em tudo nega o fulgor e a implicação turbulenta dos filmes dos colegas de Zhang da Academia de Pequim, Chen Kaige e Tian Zhuangzhuang.

Ler mais

A (r)evolução cultural

Jorge Mourinha

Zhang Yimou filma que se desunha, sim, mas nem a regressada Gong Li salva Regresso a Casa de ser um melodrama manipulador e calculado.

Ler mais

Críticas dos leitores

Regresso a casa

Rui Alves Pereira

Ótimo filme.
Continuar a ler

Bom filme

Raul

No seu todo é um bom filme, mas a que não escapam certas ingenuidades típicas da maior parte do cinema chinês. Um razoável "flash"da Revolução Cultural: repare-se no à vontade como entram em casa da Yu, ou seja a ausência de privacidade. <br />Aquela repetição de tentativas para que a Yu reconheça o Lu podia ter tido outras ideias. <br />Não esqueçamos, por fim, que Zhang Yimou teve de denunciar o pai durante a abominável Revolução Cultural.
Continuar a ler

4 estrelas

JOSÉ MIGUEL COSTA

Zhang Yimou presentea-nos com a mais bela e emotiva história de amor vista em cinema nos últimos anos. Qual "Romeu e Julieta"?! <br />"Regresso a Casa" é um drama intimista (filmado, magistralmente, com a imponência de um "clássico histórico" com tonalidades "cinzentas") sobre a separação involuntária de um casal apaixonado (consequência das perseguições políticas ocorridas durante o período da revolução cultural chinesa) e o respectivo processo de reconciliação, após muitos anos de afastamento total (aquando da saída da prisão do personagem masculino). Todavia, se o reencontro sempre foi um evento mais que ansiado por ambas as partes, a verdade é que este não implicará um desenlace do género "... e depois viveram felizes para todo o sempre", uma vez que a saudade infinita levou à "corrosão do cérebro" da personagem principal (manifestando uma espécie de amnésia dissociativa). <br /> <br />Pena que o realizador não tenha conseguido manter a fluidez narrativa a partir de meados da segunda metade do filme, ficando-nos a sensação deste tornar-se algo repetitivo. E, não fosse isso, poderíamos estar perante um "novo clássico" ...
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!