Polina

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 108 min 2016 27/07/2017 FRA

Título Original

Polina, danser sa vie

Sinopse

Baseado na novela gráfica homónima de Bastien Vives lançada em 2011, "Polina" centra-se numa jovem dançarina russa. Desde pequena que o objectivo de Polina (Anatasia Shevtsova) é tornar-se primeira-bailarina no reputado Teatro Bolshoi, em Moscovo. Mas ao crescer afasta-se desse caminho por causa da pressão que os pais depositam nela e por descobrir a dança contemporânea, acabando por se mudar para França para seguir um rumo diferente.
Além de Shevtsova, o elenco inclui Juliette Binoche e Aleksei Guskov. A realização é dividida pelo casal francês que une Valérie Müller, a responsável por filmes como "Le Monde de Fred", ao reputado dançarino e coreógrafo Angelin Preljocaj.
PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Sapatos cinzentos

Luís Miguel Oliveira

Para “filmes de dança” haverá certamente melhores opções do que Polina.

Ler mais

Críticas dos leitores

2 estrelas

José Miguel Costa

"Polina", a adaptação de uma novela gráfica (de Batien Vivès), realizado pelo bailarino Angelin Preijòcaj e a sua mulher (Valérie Muller), coloca em confronto a dança clássica versus contemporânea, tendo por base a história de uma jovem bailarina russa que, após ter atingido o objectivo de ingressar no austero e ultra-elitista Bolshoi, decide abruptamente, contra todas as expectativas, rumar para Paris para explorar bailados de natureza diversa. <br /> <br />Dramaticamente esta película é extremante modesta/light, na medida em que, para além de apostar numa narrativa simplista e recheada de clichés ("vistos e revistos" numa infinidade de outros filmes que abordam esta temática), recorre a toda uma abordagem maniqueísta (a título de exemplo, a Rússia surge retratada exclusivamente como "feia, porca e má" - tudo nela é austero e soturno - em contraste com a sempre "solarenga" França). Todavia, possui imagens de beleza ímpar, graças à competência com que a câmara é colocada em sintonia com a dança nalgumas das coreografias.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!