Mr. Holmes

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Mistério, Drama 104 min 2015 M/12 23/07/2015 EUA

Título Original

Mr. Holmes

Sinopse

E se Sherlock Holmes não fumasse cachimbo, mas sim charutos? E se nunca tivesse usado o famoso chapéu de caça? Estas e outras revelações são feitas pelo próprio detective que, já nos seus 90 anos, se ri dos mitos que foram criados à sua volta, ao mesmo tempo que procura uma forma de repor a verdade dos factos, nomeadamente no que respeita a informações veiculadas pelo seu assistente, Watson. Sherlock (Ian McKellen) acaba de chegar à sua remota quinta inglesa, vindo de um Japão devastado pela II Guerra Mundial. Ali pretende passar os últimos anos da sua vida na tranquila companhia das suas abelhas, da governanta da casa (Laura Linney) e do filho desta, Roger (Milo Parker). É com ele que Sherlock, que se debate com a perda progressiva de faculdades mentais, resolve partilhar as suas memórias, incluindo os detalhes de um caso que não chegou a resolver...
Um filme de crime e mistério, com realização do norte-americano Bill Condon ("Deuses e Monstros", "Relatório Kinsey", "Dreamgirls", "O Quinto Poder"), sobre o mais famoso investigador da literatura. Apresentado fora de competição no Festival de Berlim, "Mr. Holmes" baseia-se no livro "A Slight Trick of the Mind", de Mitch Cullin, que apresenta uma visão alternativa do famoso personagem criado por Arthur Conan Doyle.
PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Sherlock recorda-se

Luís Miguel Oliveira

Um ensaiozinho, longe de genial ou sequer assinalável mas inesperado, sobre a memória.

Ler mais

O detective no seu labirinto

Jorge Mourinha

Um actor em estado de graça chega e sobra para recomendar uma variação sóbria sobre as aventuras de Sherlock Holmes

Ler mais

Críticas dos leitores

Mr. Holmes

Joana Castro

Deixei passar muito tempo mas acabei por ir ver o filme. <br /> A primeira coisa em que reparei foi na música que para mim é um indicador da qualidade dum filme. Há depois o rigor com todos os pormenores quer em relação ao guarda roupa das personagens quer ao décor. Fui vendo apreciando o desempenho dos actores e toda a trama psicológica. Chego aos últimos 3 minutos do filme e, desculpem os críticos, ficou tudo estragado com as imagens finais de Ian MacKellen ajoelhado e levantando os braços ao céu. É sem dúvida uma narrativa aberta, porquê estas imagens antes do "The End"?
Continuar a ler

Não pode morrer antes dos 103 anos!

Francisco Zuzarte

Várias foram as versões do Sherlock Holmes com que a televisão e o cinema nos brindou. Essas versões mostraram no cinema um homem quase super herói, veja-se a versão de muito mau gosto com Robert Downey Jr., a outra que provavelmente ninguém se lembrará com Chistopher Plummer. Numa versão mais moderna foi retratado de forma excelente por Benedict Cumberbatch numa serie que passou rapidamente pelo AXN e arrumada para canto. O filme, que protagonizado de forma fantástica  por Ian McKellen, podia ser acusado de aproveitar a idade que um actor nascido em 1939 lhe traz as marcas que o tempo não apaga e delas poderia tirar proveito. Mas não. Realizado e interpretado praticamente por três actores, proporciona-nos um alerta para a forma como todos nós podemos ou sabemos, se lá chegarmos, envelhecer, mesmo que não queiramos a ajuda de um puto que espera que o seu amigo não morra porque tem gente que conhece e viela até aos 103 anos e da sua mãe que, quem sabe, visualmente diferente, lhe lembrará uma paixão que não ousou concretizar. Muito bom para ver num horário calmo como me aconteceu.
Continuar a ler

Surpreendeu!

Paulo Lisboa

Fui ver o filme porque o argumento sobre os últimos anos de vida de Sherlock Holmes pareceu-me interessante, no entanto temia que o filme fosse algo parado e arrastado. <br /> <br />O filme surpreendeu-me porque embora se passe quase sempre no mesmo sítio, a casa de campo de Sherlock Holmes, acaba por ser vivo e interessante. Isso deve-se à magnífica interpretação de Ian McKellen que «carrega com o filme perfeitamente às costas». <br /> <br />Estamos perante um filme entre o suficiente mais e o bom pequeno. No entanto só recomendo este filme para quem goste de Sherlock Holmes ou de filmes do género. <br /> <br />Numa escala de 0 a 20 valores, dou 14 valores a este filme.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!