Janis: Little Girl Blue

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Musical, Documentário 103 min 2016 M/12 05/05/2016 EUA

Título Original

Janis: Little Girl Blue

Realizado por

Sinopse

<div>Janis Lyn Joplin nasceu na cidade de Port Arthur, no Texas (EUA), em 1943. Considerada por muitos a maior cantora de blues e soul da sua geração, alcançou a fama no final da década de 1960 como vocalista do grupo Big Brother and the Holding Company e, posteriormente, numa carreira a solo, acompanhada pelas suas bandas de suporte: a Kozmic Blues Band e a Full Tilt Boogie. Influenciada por grandes nomes do jazz e blues – como Aretha Franklin, Billie Holiday, Etta James, Tina Turner, Big Mama Thornton, Odetta, Lead Belly ou Bessie Smith –, Joplin transformou-se num dos ícones do rock psicadélico dessa década. Durante a sua curta existência, lançou apenas quatro álbuns: "Big Brother and the Holding Company” (1967), "Cheap Thrills" (1968), "I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!" (1969) e o póstumo "Pearl" (1971). As últimas gravações que fez foram as músicas "Mercedes Benz" e "Happy trails", esta como presente para o aniversário de John Lennon, a 9 de Outubro de 1970. A dependência de drogas e álcool marcou a vida de Joplin e foi a causa da sua trágica morte. A 4 de Outubro desse ano, com apenas 27 anos de idade, foi encontrada sem vida devido a uma “overdose” de heroína.</div><div>Com realização de Amy J. Berg (nomeada para um Óscar, em 2007, pelo filme "Livrai-nos do Mal") e narração da cantora Cat Power, "Janis: Little Girl Blue" é um documentário que contextualiza a vida de alguém que cresceu inadaptado. Numa recusa do clichê "hippie" e a glamorização simplista do "sexo, drogas e rock 'n' roll", a realizadora junta correspondência que Joplin trocou com a família com material de arquivo nunca antes disponibilizado – captado em concertos e bastidores –, revelando não apenas a artista, mas também a mulher em luta consigo mesma. PÚBLICO</div><div><br /></div>

Críticas Ípsilon

Força da natureza

Jorge Mourinha

Little Girl Blue vive melhor no pequeno ecrã, mas a força da figura de Janis Joplin compensa quaisquer convencionalidades.

Ler mais

Janis domesticada

Luís Miguel Oliveira

Janis: Little Girl Blue é um filme doméstico sobre uma mulher selvagem. Tão doméstico qu mais vale esperar que passe na televisão, afinal de contas aquele que parece o seu meio mais natural.

Ler mais

Críticas dos leitores

Lovely Janis

Rita

Caro Rui, <br />Só pelo seu comentário, conseguimos perceber que, não só não percebe nada de música, como a sua sensibilidade deixa muito a desejar. <br />Janis era um GÉNIO sem aspas e uma mulher como você vai ouvir "gritar" em sua casa.
Continuar a ler

Como ela berrava...

Rui

Mais um documentário sobre um "génio" que pura e simplesmente "não aguentava a cena". Que ela fosse bêbeda e drogada era lá com ela, agora... que passados tantos anos ainda nos rebente os tímpanos com tanta gritaria, é que é mais chato.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!