Alice nas Cidades

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 110 min 1973 M/12 16/03/2017 ALE

Título Original

Alice in den Städten

Sinopse

A terceira longa-metragem de Wim Wenders, então com 28 anos, ilustra um género muito pouco europeu e muito americano, o "road movie", a que Wenders voltaria em "Ao Correr do Tempo". E é um dos filmes mais típicos do realizador. Esta história de um jornalista que vai à deriva pela Alemanha com uma criança de nove anos, que lhe foi confiada pela mãe, é uma das obras mais célebres do Novo Cinema Alemão, que revelou em inícios dos anos 70 toda uma nova geração de realizadores de envergadura.

Críticas Ípsilon

Paraíso perdido

Jorge Mourinha

O primeiro grande filme de Wim Wenders sobre a América (mas não só) regressa numa cópia maravilhosamente restaurada: Alice nas Cidades.

Ler mais

Manhattan, RFA

Luís Miguel Oliveira

Alice nas Cidades é o primeiro grande embate de Wim Wenders com os Estados Unidos, enquanto paisagem material e paisagem ideológica — de que faz parte o cinema.

Ler mais

Críticas dos leitores

Uma Viagem no Vazio

Tomás

É a melhor maneira de descrever este filme. Wim Wenders pretende contar uma história, um "road movie" onde nada acontece, para além da banalidade dos diálogos e das viagens. Não é certamente umm dos melhores filmes da sua primeira fase. 1/5.
Continuar a ler

Uma Viagem no Vazio

Tomás

É a melhor maneira de descrever este filme. Wim Wenders pretende contar uma história, um "road movie" onde nada acontece, para além da banalidade dos diálogos e das viagens. Não é certamente umm dos melhores filmes da sua primeira fase. 1/5.
Continuar a ler

Polaroids do Vazio

J.F.Vieira Pinto

Para o jornalista, tudo o que regista nos “Polaroids”, nunca coincide com aquilo que “realmente” vê! Mais tarde, a pequena Alice diz-lhe que fotografa o vazio. Tem um monte de ”chapas” mas, o jornal pede-lhe um texto - não fotografias - sobre “A Paisagem Americana”. <br />Vagabundeia ao sabor do tempo enquanto ouve “Smoke On The Water” dos Deep Purple e “On The Road Again” dos míticos Canned Heat. Porquê falar de música num filme de Wenders? Porque para este cineasta, as “OST” foram sempre essenciais. Basta falar em “Until The End of The World” cuja banda sonora supera o filme. <br /> E é tempo de regressar a casa, Philip Winter (Rudiger Vogler) fica, literalmente com a criança nos braços... <br />“Alice nas Cidades” regista um tempo que já passou: a R.F.A. já não existe mais; o cinema de Winders amadureceu mas, a primeiras obras serão sempre fundamentais. Esta também.(****)
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!