A Festa de Despedida

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Drama, Comédia, Romance 95 min 2014 21/07/2016 ISR, ALE

Título Original

Mita Tova

Sinopse

“A Festa de Despedida” mostra-nos algo que não vemos todos os dias: uma comédia trágica com um elenco septuagenário sobre a eutanásia e o direito à morte. Mesmo que a comédia seja várias vezes ligeira, o tema nunca é tratado dessa forma. Numa unidade de residência assistida em Jerusalém, um dos residentes, que é dado à invenção, constrói uma máquina para matar misericordiosamente pessoas. Os outros residentes descobrem e a mulher de um amigo que está a morrer de cancro e a ser mantido vivo contra a sua vontade pelos médicos tenta convencê-lo a usar a máquina nele. É o primeiro filme de Tal Granit e Sharon Maymon e foi uma sensação em Israel, tendo vencido o prémio de Melhor Realização nos prémios Phir, o equivalente aos Óscares do seu país. PÚBLICO

Críticas dos leitores

A Festa de Despedida | 3*

Frederico Daniel

Tem uma premissa deveras interessante, mas um argumento desinteressante e incoerente.
Continuar a ler

4 estrelas

JOSÉ MIGUEL COSTA

"A Festa de Despedida" é uma comédia dramática (impregnada de humanismo) com uns toques de (bom) fino humor negro e ironia, que aborda duas temáticas "pesadas", as vicissitudes da velhice e a eutanásia. <br />A narrativa (que gira em torno de um grupo de idosos, instalados numa casa de repouso, que constrói uma máquina para ajudar outros séniores em sofrimento a dizer "adeus a este mundo" com dignidade) é brutal e, em simultâneo, divertida, possuindo a destreza de equilibrar a seriedade/emotividade do seu foco central (sem descambar no sentimentalismo barato e/ou nas condescendências do politicamente correcto - facto tão mais louvável se atendermos ao conservadorismo/regiliosidade da sociedade israelita) com alguns diálogos hilariantes e irreverentes (sem que para o efeito necessite de recorrer à caricatura e ao "mau gosto"). Apesar de (tudo) isto, dá "escorregadelas" que lhe retiram algum do brilho devido (por, ex. a inclusão de duas cenas com "cantorias" completamente descontextualizadas). <br /> <br />Refira-se, a titulo de curiosidade, que todo o seu elenco é constituído por jovens maiores de 65 anos - que nos brindam com performances nada reumáticas.
Continuar a ler

Leveza para tratar assunto delicado.

Maruska

Todos podemos ter de enfrentar este problema um dia. <br />Narrado sem dramatismo, o filme debate compaixão, honestidade e coragem demostradas de forma a atingir os nossos corações de forma poética.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!