O Regresso

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Drama 105 min 2003 M/12 12/08/2004 RUS

Título Original

Vozvrashcheniye

Sinopse

A vida de dois irmãos é subitamente perturbada pelo reaparecimento do pai. A única memória que os dois irmãos guardavam dele era a de uma velha fotografia com mais de dez anos. Será que ele é verdadeiramente o seu pai? Porque regressou depois de tantos anos? Será que os ama ou só os quer castigar? Os dois irmãos procuram respostas para estas questões numa ilha distante e isolada, viajando com este homem de quem não sabem nada. "O Regresso" é a primeira longa-metragem do realizador russo Andreï Zvyagintsev. O filme conquistou no Festival de Veneza do ano passado o Leão de Ouro e o Leão do Futuro para Melhor Primeira Obra.<p/>PUBLICO.PT

Críticas Ípsilon

O regresso

Mário Jorge Torres

Ler mais

O Regresso

Vasco Câmara

Ler mais

O fantasma do pai

Luís Miguel Oliveira

Ler mais

O Regresso

Kathleen Gomes

Ler mais

Críticas dos leitores

Muito, muito recomendável

Susana

Confesso que fui ver este filme um bocadinho de "olhos fechados", sem saber nada sobre ele. Previa qualquer coisa bastante cinzenta e com uma boa história. Quanto ao primeiro aspecto, comecei a ter sérias dúvidas da minha suposição, logo de início, ainda no genérico do filme. Na realidade a fotografia é excelente e resulta de planos muito cuidados. Relativamente ao argumento, é tocante o conflito pai/filho, em que ambos precisam da outra parte e que não conseguem, apesar dos esforços, a relação que desejam. Um final triste. Muito, muito recomendável.
Continuar a ler

Arty?

Miguel Duarte

O Mario Jorge Torres explica que em inglês, existe uma palavra para filmes como "O regresso" - "arty", ou seja "a fazer artístico", na busca de uma fácil adesão a um mistério que esconde obscuro desígnio: manipular o olhar do espectador e fazê-lo disfrutar do bonito das imagens. Após ter vivido em Londres durante 15 anos gostaria de explicar que de facto "arty" significa nada menos que "pretensioso" e poderia ser aplicada, por exemplo, às criticas do Sr. Torres. O filme, por outro lado, é "a work of genius", o que não precisa de tradução.
Continuar a ler

Nada menos que uma obra-prima

Miguel Duarte

Um filme psicológico sublime com actores impressionantes e um ambiente melancólico deslumbrante que hipnotiza o espectador do princípio ao fim. Ainda bem que já não ligo às opiniões bizarras dos votos do PÚBLICO e decidi ver o filme depois de consultar os votos dos leitores.
Continuar a ler

Regressar

Rui Pedro www.liquidblue.deslizo.net

A história de um pai, que ao fim de 12 anos volta a casa. A questão que fica na cabeça dos dois filhos é: por que voltou? Para os tornar homens? Para os castigar? A revolta dos filhos mantém-se até que alguma coisa acontece naquela ilha para onde o pai os levou a pescar. Os planos são magníficos, a fotografia excelente, os actores idem... será um sinal de regresso do cinema russo aos bons velhos tempos?
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!