//

Viriato

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Biografia, Drama min 2019 M/12 10/10/2019 POR

Título Original

Viriato

Sinopse

<div>Nascido numa pequena aldeia lusitana, Viriato ficou conhecido pela coragem de enfrentar a ocupação romana na Península Ibérica durante o século II a.C.. Este filme mostra o seu percurso, desde os tempos em que era um simples pastor, até liderar milhares de homens em defesa da independência da Lusitânia.</div> <div>Um filme histórico realizado por Luís Albuquerque ("Dom", "A Dança dos Flamingos", "Por Onde Escapam as Palavras"), segundo um argumento de Ana Carolina Pascoal, que encena a vida de uma das mais emblemáticas figuras da História de Portugal. Filmado nas regiões de Seia, Viseu, São Pedro do Sul e Paços de Ferreira, conta com a participação dos actores Alexandre Oliveira, Margarida Sousa, Mário Bertô, Tiago Santos, João Damasceno, Ana Bárbara Queirós, Mário da Costa, Jaime Monsanto, Miguel Babo, Pedro Rodrigues, Vânia Fernandes, Yuri Ribeiro, João Oliveira, Paula Queirós, António Albuquerque e João Paiva, entre outros. PÚBLICO</div> <div> </div>

Críticas Ípsilon

Vã glória

Luís Miguel Oliveira

Esta gesta “nacionalista”, sem reflexão sobre mitos fundadores da nacionalidade, é apenas uma má cópia de maus filmes.

Ler mais

Críticas dos leitores

Ótima ideia, péssimo filme

Carina

Óptima ideia, péssimo filme... Deviam ter posto atores a sério a representar e não uma comitiva de teatro onde o principal foco era a projecção da voz. Podia ter ficado um filme brutal caso tivessem investigado um pouco mais a nível histórico e actuado naturalmente.
Continuar a ler

Bom filme

STRIKER™ Plus 4cv

Gostei do filme e boa história. Só estava a ver se via algum telemóvel ou relógio em algumas personagens, na tal pedreira podiam ter evitado filmar a cerca de arame que está no topo da pedreira e realmente aquelas botas dos romanos é de esquecer. Mas gostei do de filme. Parabéns.
Continuar a ler

O tema é louvavel mas a falta de rigor histórico é priocupante

Alice

É penoso ver num filme dito histórico a falta de rigor na caracterização do personagem. Numa das cenas de batalha o exército romano parece que passou pela sapataria Guimarães e cada um comprou umas alpercatas diferentes. As armas também deveriam ser de armeiros diferentes. <br />O tema merecia uma maior pesquisa bibliográfica e de guarda roupa para ser minimamente credível.
Continuar a ler

10*

Luis Ganhão

"Viriato" <br />Estreou dia 10 de Outubro em alguns Cinemas Nos, confesso que quando soube que ia estrear no Cinema um filme sobre Viriato, face  à escassez de história e ao esquecimento que o Herói Lusitano teve ao longo dos tempos seria mais historia de guerras ou pastores. Desloquei-me a Lisboa para o ver e posso dizer que foi uma agradável surpresa pela possitiva, um bom filme em Português onde o Realizador consegue passar a mensagem verdadeira do que foi o Lider dos exercitos Lusitanos, a quem as terras Lusitanas devem tudo. Parabéns Luis Albuquerque e Alexandre Oliveira, como é claro que vos corre nas veias o ADN de Viriato, para conseguir passar tão realistas a imagem do Guerreiro, Religioso e Líder VIRIATO. <br />Esta sim será a História que deveria fazer parte do ensino escolar. <br />Espero que o filme possa chegar a todo o país.
Continuar a ler

Um bom filme

António Costa

Gostei do filme. A mensagem é para mim o mais importante. Sempre. A história de um homem com a sua coragem e as suas dúvidas fizeram frente a maior máquina de guerra do seu tempo. Evidentemente, que mais meios "à Hollywood" com "centenas de legionários" tinha ajudado. Apesar de tudo, mais uma vez, um bom filme português!
Continuar a ler

Viriato

José Branco

Um tema, livros e filmes a repetir por muitos e bons anos. Um novo filme que faltava na nossa cinematografia. Uma obrigatoriedade pré-histórica e escolar. Indispensável no ensino de quem somos. A ver e a rever no cinema, em casa e, essencialmente, nas escolas de hoje e de amanhã. Uma temática que não pode ser-nos desconhecida nem desamada. Obrigado Viriato!
Continuar a ler

Bom Viriato

Rita Lopes

Uma excelente performance de Alexandre Oliveira como Viriato. 
Continuar a ler

Viriato

Ana Cristina Ferreira

Um filme épico, que relata a força e a grandeza dos nossos antepassados. Uma grande história com paisagens maravilhosas, enfim um regresso impressionante ao nosso passado. PARABÉNS a toda a equipa que fez nascer este relato da nossa história e principalmente ao homem que nunca desistiu do seu sonho. Bem haja, Luís Albuquerque.
Continuar a ler

Viriato the best

Luís Marques

Acabei de ver o filme. Brutal!!! <br />Uma autoreflexão pura que facilmente se transmuta para os dias de hoje. Os heróis sao humanos, nao são deuses perfeitos. <br />Os meus sinceros parabéns a todos os que fizeram esta obra acontecer. <br />"De quem é esta terra? É NOSSA"
Continuar a ler

Viriato - um Homem

Carmo Apolónio

¡¡¡¡Amei Viriato!!!! <br /> Mas assim como somos todos diferentes, assim também são os nossos gostos! Graças a "Endovelico"! (Se fosse pelas críticas oficiais não via filmes ou muito poucos, correndo o risco de dizer: - mal empregadinho dinheiro).<br /> Como diz no início, É um filme de ficção inspirado na vida de Viriato (ênfase no É). <br /> Foca e idealiza o Homem que calculamos ou idealizamos que tenha sido, sobretudo um homem de paixões! Afinal Viriato também era um homem! O filme marca um caminho, um conjunto de momentos/situações que acabam por o levar ao seu destino traído. <br /> Viriato não é uma mega longa metragem estrangeira, não é uma mega série documental estrangeira. <br /> Viriato é uma longa metragem com uma imagem maravilhosa e quadros deliciosos, um abordar delicado de momentos e paixões. <br /> Desengane-se quem acha que vai ver um filme de batatada à Hollywood do princípio ao fim entre lusitanos e romanos cheio de CGI e explosões. É a história de um homem e do seu caminho. <br /> Viriato é uma produção com a alma de todos os que o produziram. Viriato é um Bom filme nas circunstâncias em que foi feito porque é alma entranhada. É um filme que toda a família pode ver e é um pedaço da história da nossa Península Ibérica.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!