Cinecartaz

Pub

Luz Obscura

Título original:
Luz Obscura
De:
Susana de Sousa Dias
Género:
Documentário
Classificação:
M/12
Outros dados:
POR, 2017, Cores, 76 min.

Para este documentário, a realizadora Susana Sousa Dias usou fotografias de cadastro de presos políticos pertencentes ao núcleo familiar do militante comunista Octávio Pato (1925-1999), cujo filho surge ao colo da mãe numa foto tirada pela PIDE. Inserido no trabalho de investigação dos arquivos da polícia política que a realizadora tem vindo a fazer sobre o Estado Novo – e que está também patente nos filmes "Natureza Morta" (2005) e "48" (2010) –, este filme volta a reflectir sobre os anos da ditadura em Portugal.
Depois de ter participado em vários festivais, "Luz Obscura" foi distinguido com a Menção Especial do Júri da Competição Internacional de Longas-Metragens da DocumentaMadrid, festival de cinema documental da capital espanhola, e recebeu o Prémio de Melhor Som no Festival Caminhos do Cinema Português. PÚBLICO

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 18 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário à sua esquerda.