Cinecartaz

Pub

The Forgiven - Redenção

Título original:
The Forgiven
De:
Roland Joffé
Com:
Forest Whitaker, Eric Bana, Jeff Gum, Morné Visser
Género:
Thriller
Classificação:
M/16
Outros dados:
GB, 2018, Cores, 115 min.

Após o fim do "apartheid" – o regime de segregação racial vigente em África do Sul entre 1948 a 1994, durante os sucessivos governos do Partido Nacional – o arcebispo sul-africano Desmond Mpilo Tutu, prémio Nobel da Paz em 1984, é chamado a efectivar a Comissão de Verdade e Reconciliação. Sob o seu comando, a comissão responsabilizou-se por examinar crimes contra pessoas de raça negra cometidos entre 21 de Março de 1960, data do massacre de Sharpeville, e 10 de Maio de 1994, dia do início do mandato de Nelson Mandela na Presidência da República. A ideia era concretizar uma justiça baseada na necessidade de ouvir, compensar e dignificar as vítimas mas, simultaneamente, ouvir e compreender quem cometeu os crimes. É neste contexto que o arcebispo visita Piet Blomfeld, um recluso numa prisão de alta segurança que é acusado de ter assassinado uma jovem adolescente negra (cujo corpo nunca foi encontrado), para avaliar uma eventual indulto. Apesar das boas intenções de Desmond, o criminoso não revela remorsos nem qualquer intenção em colaborar. Na verdade, o que acaba por fazer é insultá-lo de tal modo que faz nascer dentro dele um sentimento de dúvida e inquietação. Mas quando um companheiro de cela atenta contra a sua vida, Blomfeld decide confessar. No entanto, dentro da cadeia há quem tenha muito a perder com a sua confissão…
Com Forest Whitaker no papel real de Desmond Tutu e Eric Bana a encarnar a personagem ficcionada de Piet Blomfeld, um "thriller" psicológico sobre um delicado momento histórico, com realização de Roland Joffé – "Terra Sangrenta" (1984), "A Missão" (1986), "Adultério" (1995), "Encontrarás Dragões" (2011) –, segundo um argumento seu e de Michael Ashton.
PÚBLICO

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 14 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Não existem votos dos nossos críticos.

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores