Soldado Milhões

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Guerra 85 min 2018 M/12 12/04/2018 POR

Título Original

Sinopse

Como tantos outros portugueses, Aníbal Augusto Milhais foi enviado como soldado para Flandres (Bélgica) durante a Primeira Grande Guerra. Na madrugada de 9 de Abril de 1918, dezenas de divisões alemãs irromperam pelo sector defendido pela segunda divisão do Corpo Expedicionário Português (CEP). Em poucas horas, naquela que ficaria conhecida como Batalha de La Lys, perderam-se mais de 7.500 homens. Contrariando ordens superiores e armado apenas com uma metralhadora Lewis, Milhais enfrentou sozinho sucessivas ofensivas alemãs, garantindo a retirada de vários companheiros. Pela coragem demonstrada no campo de batalha, foi premiado com a mais alta honraria nacional: a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. A 5 de Julho de 1924, o Parlamento alterou o nome da povoação de Valongo, a sua aldeia natal, no distrito de Vila Real, para Valongo de Milhais, em sua honra. No ano em que se assinala o centenário do fim da Primeira Grande Guerra (1914-1918), acompanhamos o percurso do soldado que "se chamava Milhais, mas valia milhões", através de vários relatos e de uma intensa pesquisa documental.
Com realização de Gonçalo Galvão Teles ("Gelo") e do veterano Jorge Paixão da Costa ("Adeus Princesa", "O Mistério da Estrada de Sintra", "Jacinta"), segundo um argumento de Mário Botequilha, o filme conta com os actores João Arrais, Miguel Borges, Tiago Teotónio Pereira, Ivo Canelas, Isac Graça e Raimundo Cosme, e com as participações especiais de Lúcia Moniz e António Pedro Cerdeira. PÚBLICO
 

Críticas Ípsilon

Uma guerra igual ao litro

Vasco Câmara

O problema de Soldado Milhões continua a ser o problema dos filmes que, em Portugal, querendo ser como os outros, de "indústria", acabam por ser iguais ao litro.

Ler mais

O herói das trincheiras

Jorge Mourinha

Uma tentativa honesta, modesta e escorreita de fazer um filme de guerra à portuguesa — sem ser grande filme, chuta muita concorrência para canto.

Ler mais

Críticas dos leitores

Excelente

Teresa

Não tenho boa impressão dos filmes portugueses mas este surpreendeu-me pela positiva. Muito bem feito, cativante, boa narrativa, imagens lindas, música muito boa e adequada, excelentes actores. Adorei.
Continuar a ler

Muito bom filme! Excelentes actores!

Bruno Neves

Com as limitações à produção próprias da nossa "indústria" cinematográfica, o que é certo é que este filme cumpre a sua principal missão: contar, e bem, uma história que ilustra a nossa participação na Grande Guerra. Excelentes actores, bom som e fotografia irrepreensível.
Continuar a ler

Bom filme sobre tema sensível

Mário Vaz

Filme bastante bom para o nível do cinema nacional. Imagem cuidada e um bom argumento sobre um tema sensível e pouco tratado a nível nacional. Parabéns pelo vosso trabalho ****
Continuar a ler

Entre o razoável e o bom

Paulo Lisboa

Fui ver o filme porque achei o argumento potencialmente interessante, ainda por cima sobre um acontecimento heróico da nossa história. E também como forma de apoio ao cinema português. <br />Gostei do filme. Embora à partida possa não ter «muito sumo», é um filme que se vê bem. A realização é boa, o ambiente de guerra é bom e a interpretação de todos os actores é competente. Gostei também da fotografia e do som, que são habituais pechas no cinema português, mas que neste filme revelaram qualidade. <br />Estamos perante um filme entre o razoável e o bom. <br />Numa escala de 0 a 20 valores, dou 14 valores a este filme.
Continuar a ler

4 * - Milhões...

Luís

...não sendo um filme de "milhões" e possivelmente nem para milhões (pouca gente na sessão), a forma como é tratado e desempenhado este filme merece o meu respeito e admiração. O tema é muito delicado, a guerra (não estive nesta, mas noutra e senti bem o que é) e, pelo menos no meu caso, restituiu-me a confiança no Cinema Português, que já estava um pouco por baixo. Parabéns a todos!
Continuar a ler

Soldado Milhões

Maria Pires

Muito bom filme e muito bons atores! Gostei muito da cena da Adelaide com o pai na capela, estiveram ambos muito bem. A menina era muito talentosa e desempenhou um ótimo papel.
Continuar a ler

Soldado Milhões

António Gonçalo

Bom filme, mesmo comparado com outros filmes estrangeiros em exibição. Com mais dinheiro teriam com certeza ido ainda mais longe! <br />Parabéns aos produtores, realizadores, actores, montador, efeitos especiais, direção de arte, fotografia, caracterização, som, guarda roupa e a toda a equipa técnica complementar. Vão passear os que dizem que em Lalis não havia sobreiros!!! Há tantas coisas boas no filme! Continuem e o próximo será ainda melhor! <br />
Continuar a ler

Soldado Milhões

Margarida Costa

Gostei muito do filme, não só pela qualidade como da representação do ator João Arrais, de Miguel Borges, mas principalmente da menina que representou a Adelaide. <br />É muitíssimo talentosa, muito natural nos diálogos com o "pai". É pena que não saiba o nome dela.
Continuar a ler

Um filme que é a homenagem possível, 100 anos depois

Nelson Gomes

A ideia de reproduzir uma batalha da 1ª Guerra Mundial é, à partida, muito ambiciosa, para quem não tem orçamentos milionários de Hollywood. No entanto tenho que reconhecer que para um filme rodado no campo de tiro de Alcochete, houve um excelente esforço em recrear as linhas de trincheiras e as sequências de batalha incluindo explosões de artilharia, que certamente vai surpreender quem tinha baixas expectativas. <br /> <br />De resto a dupla história (soldado Milhões na guerra e soldado Milhões no pós-guerra) foi bem conseguida no filme (embora com algumas liberdades narrativas), demonstrando que este soldado não queria ser um herói e que fez apenas aquilo que achava serem as suas obrigações. <br /> <br />No ano do centenário de La Lys, certamente este filme ficará mais na memória do que as várias cerimónias protocolares que ocorreram na semana passada. Neste aspeto os realizadores estão de parabéns por terem embarcado neste projeto, por forma a que 100 depois, as gerações atuais lembrem-se destes pobres soldados que embarcaram e sacrificaram-se numa guerra que não era sua.
Continuar a ler

Soldado Milhões

Teresa

Alguns elementos artísticos, tais como o som e a fotografia são muito bons. <br />O argumento é interessante e podia proporcionar um bom filme. No entanto, na minha opinião, é um desperdício de película e de dinheiro dos contribuintes: os diálogos são paupérrimos, a narrativa incongruente e mal articulada. <br />Poderia dizer muito mais mas vai cá só uma dica para futuros filmes: porque é que personagens de trás-os-montes falam à Lisboeta? Porque é que os atores não fizeram uma aprendizagem nos vários cantos do nosso país para falarem como falam os verdadeiros soldados que foram para a guerra?
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!