Ramiro

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 99 min 2017 M/12 01/03/2018 POR

Título Original

Ramiro

Sinopse

<div>Ramiro é um alfarrabista que, depois de escrever um livro que se tornou um êxito, entrou em crise de inspiração. Passaram-se anos e ainda não encontrou forma de passar para a escrita as ideias que tem para uma segunda obra. Sem família, passa os dias entre a sua pequena loja, situada num dos bairros mais populares de Lisboa, e as saídas à noite com alguns amigos de copos. Mas as pessoas de quem se sente mais próximo são as vizinhas Daniela e Amélia. A primeira é uma adolescente despreocupada que está grávida; a segunda é a alegre avó de Daniela, que sofreu recentemente um AVC e se encontra em fase de recuperação. E a colorir um pouco mais a monotonia da vida de Ramiro há também Patrícia, uma rapariga simpática que há muito está apaixonada por ele...</div><div>Produzido pela O Som e a Fúria, uma comédia realizada por Manuel Mozos ("Xavier", "Ruínas", "João Bénard da Costa: Outros Amarão as Coisas Que Eu Amei"), segundo um argumento de Telmo Churro e Mariana Ricardo. Filme de abertura na 15.ª edição do Doclisboa (mesmo sendo uma obra de ficção), "Ramiro" conta com as actuações de António Mortágua, Fernanda Neves, Madalena Almeida e Sofia Marques, entre outros. PÚBLICO</div>

Críticas Ípsilon

Aquele querido Paterson de bairro

Jorge Mourinha

O novo filme de Manuel Mozos é a sua melhor ficção desde Xavier, nem Jarmusch nem Gomes mas completamente Mozos.

Ler mais

A "miguelgomização" de Manuel Mozos

Vasco Câmara

Os argumentistas Mariana Ricardo e Telmo Churro, cúmplices do cineasta Miguel Gomes, raptaram, com Ramiro, o alvo do seu afecto, Manuel Mozos.

Ler mais

Um poeta na cidade

Luís Miguel Oliveira

É de Mozos esta delicadeza facilmente confundível com uma “discrição”, que se exprime numa subtileza que tem horror a qualquer tipo de sublinhados e que está no seu melhor na imensa gentileza com que trata e caracteriza as suas personagens.

Ler mais

Críticas dos leitores

Ramiro

Martins

<p>Sem fio condutor. Sem interesse. Nao tem história. Filmar e colar cenas, só. Muito mau. Agora se entende porque estivemos 15 mitutos a aturar alguém que disse muito bem do filme, mas não ficou para o ver.</p>
Continuar a ler

Ramiro

Lisete Barbosa

Um filme forte e delicado. Uma história bem construida e bem contada. Na minha opinião muito melhor que Lady Bird, outro filme que toca nos temas da adolescência. Ramiro, além de melhor como história, tem uma perspetiva humanista, que falta ao filme americano. A não perder mesmo!
Continuar a ler

Uma comédia delicada

R. E. Ferreira

Ramiro João é um alfarrabista que escreve uns poemas e vive num circulo em que outras personagens - a namorada, o amigo, a jovem de quem é encarregado de educação - povoam o imaginário de uma Lisboa que se vai perdendo, num filme leve e cativante com várias histórias em que o protagonista vai reagindo aos acontecimentos, sempre cioso dos seus princípios e tentando que "não o chateiem muito". Cinema português de qualidade, em que o o ator principal, António Mortágua, tem uma interpretação muito bem conseguida e parece que somos convidados a entrar na vida das personagens com calma e delicadeza.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!