Cinecartaz

A Vida de um Génio

Título original:
Rebel in the Rye
De:
Danny Strong
Com:
Zoey Deutch, Sarah Paulson, Kevin Spacey
Género:
Drama, Biografia
Classificação:
M/12
Outros dados:
EUA, 1917, Cores, 106 min.

Autor-fetiche da geração do pós-guerra, Jerome David Salinger – mais conhecido como J.D. Salinger (1919-2010) – nasce em Nova Iorque, em 1919. Com 21 anos, frequenta a Universidade de Columbia, onde é aluno de Whit Burnett, editor da revista "Story". Percebendo o talento do jovem pupilo, Burnett publica na sua revista o conto "The Young Folks". A amizade entre ambos perdura, com Burnett a tornar-se uma espécie de mentor por vários anos. Em 1942, Salinger é obrigado a alistar-se no Exército e a combater na Segunda Guerra Mundial. Participa no desembarque na Normandia e na libertação de Paris, onde conhece aquela que virá a ser a sua primeira mulher, Sylvia Welter. Após o regresso aos EUA, começa a publicar contos na revista "The New Yorker", onde surge pela primeira vez a personagem Holden Caulfield. Voltaria a aparecer na obra "À Espera no Centeio" (publicada em 1951), uma das mais importantes, influentes e impactantes obras da literatura norte-americana. Mais tarde, devido a algumas críticas desfavoráveis, Salinger resguarda-se da opinião pública e transforma-se num eremita. Numa rara entrevista ao "The New York Times", já em 1974, disse que encontrou a paz de que precisava ao deixar de publicar. E revela: "Gosto de escrever. Mas escrevo só para mim e para meu próprio prazer." Apesar de ter sido abordado inúmeras vezes por diversos produtores de Hollywood, nunca vendeu os direitos da adaptação ao cinema de "À Espera no Centeio", a sua obra mais aclamada, por considerar a história "infilmável" e a personagem Holden Caulfield "irrepresentável". J.D. Salinger morreu a 27 de Janeiro de 2010, de causas naturais. 
Estreia na realização do actor e argumentista Danny Strong, um filme dramático que adapta o livro biográfico "J. D. Salinger: A Life", em que Kenneth Slawenski percorre alguns momentos da vida do escritor norte-americano. Enfatizando os anos como soldado na Segunda Guerra Mundial, aborda a experiência de guerra como principal motivo da sua escolha por uma vida de reclusão. Além de Nicholas Hoult como protagonista, no filme participam os actores Zoey Deutch, Sarah Paulson e Kevin Spacey, entre outros. PÚBLICO

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 9 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário à sua esquerda.