Cinecartaz

Pub

Melodias de Django

Título original:
Django
De:
Étienne Comar
Com:
Reda Kateb, Cécile De France, Bea Palya
Género:
Guerra, Biografia
Outros dados:
FRA, 2017, Cores, 117 min.

Nascido em Liberchies (Bélgica), em 1910, no seio de uma família cigana, Django Reinhardt mudou-se com os pais para Paris (França) ainda durante a infância. Crescendo rodeado dos muitos músicos da sua comunidade, cedo começou a tocar diversos instrumentos, como o banjo, o violino ou a guitarra. Seria esta, porém, que o tornaria mundialmente famoso. Ainda adolescente, o seu virtuosismo atraía músicos reputados do outro lado do Canal da Mancha, curiosos por descobrir o prodígio. A sua lenda cresceria ao escapar a um incêndio na caravana que habitava com a primeira mulher, Florine Bella Mayer. Sobreviveu, mas dois dedos da sua mão esquerda acabariam por ficar paralisados devido à gravidade das queimaduras. Tal não o impediu de continuar. Adaptando o seu estilo à restrição física, tornar-se-ia nos anos seguintes um músico respeitadíssimo, tanto na Europa como no berço do jazz, os EUA. No seu percurso, destaca-se a parceria com o violinista Stéphane Grappelli, o reconhecimento de Louis Armstrong e Duke Ellington, com quem tocou em digressões americanas, ou Benny Goodman, que o convidou por duas vezes para a sua "big band", sempre sem conseguir o compromisso do volátil Reinhardt. Quando se deu o início da Segunda Guerra Mundial, o músico encontrava-se em digressão em Inglaterra. Regressou rapidamente a Paris e foi na capital francesa que assistiu à invasão alemã. Quando a realidade da política de extermínio nazi se tornou evidente (terão sido assassinados mais de 500 mil ciganos em toda a Europa), Django Reinhart, enquanto continuava a tocar nos clubes de Paris, começou a planear a sua fuga…
Estreia na realização do produtor e argumentista Étienne Comar, uma biografia ficcionada sobre alguns dos momentos marcantes da trajectória do guitarrista e compositor cigano Django Reinhardt, considerado o pai do jazz europeu. O elenco inclui Reda Kateb, Cécile De France, Bea Palya, Bimbam Merstein, Gabriel Mireté e Xavier Beauvois. Mário Lopes, PÚBLICO

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 16 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores