Cinecartaz

Vitória e Abdul

Título original:
Victoria and Abdul
De:
Stephen Frears
Com:
Olivia Williams, Michael Gambon, Judi Dench
Género:
Drama, Histórico
Classificação:
M/12
Outros dados:
EUA/GB, 2017, Cores, 112 min.

Abdul Karim nasceu em Lalitpur na Índia Britânica, em 1863. Aos 24 anos, é enviado para Inglaterra para servir no Jubileu de Ouro, onde a rainha marcou o 50.º aniversário da sua subida ao trono com um banquete onde juntou a realeza europeia. Entre Karim e a rainha nasce um entendimento inesperado que, com o passar do tempo, se transforma numa grande amizade. Por causa disso, a soberana conferiu-lhe o título de "Munshi", uma palavra urdu que significa "professor". Mais tarde, nomeou-o seu secretário oficial, o que veio a criar tensões dentro do círculo restrito da rainha que, horrorizado, o acusou de ser um espião da Liga Patriótica Muçulmana. A amizade nascida entre ambos fez com que Vitória — conhecida pelo seu isolamento desde o falecimento do príncipe Alberto, seu marido e conselheiro —, mudasse a sua forma de estar no mundo.
Uma história biográfica com argumento e realização de Stephen Frears que adapta a obra com o mesmo nome, escrita por Shrabani Basu, sobre a relação de amizade entre a Rainha Victória (1819 – 1901) e o indiano Abdul Karim (1863 – 1909). O elenco conta com Ali Fazal, Tim Pigott-Smith, Eddie Izzard e Judi Dench – que aqui retoma o papel que já antes interpretara no filme “Sua Majestade, Mrs. Brown” (1997), de John Madden. PÚBLICO

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 50 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores