Cinecartaz

Pub

Lumière!

Título original:
Lumière!
De:
Thierry Frémaux
Género:
Documentário
Outros dados:
FRA, 2016, Cores, 90 min.

Depois de tomarem conhecimento do cinetoscópio – que resultava em imagens em movimento dentro de uma pequena caixa escura com um buraco por onde espreitava uma pessoa de cada vez –, Louis e Auguste Lumière entregaram-se ao estudo e aperfeiçoamento da técnica de projecção de imagens. O aparelho idealizado, a que chamaram cinematógrafo, tomou forma e foi registado em 1995. A invenção era, na verdade, a síntese de pesquisas realizadas por vários investigadores desde o início do século XIX. Depois de melhorarem a técnica do seu aparelho, empenharam-se em produzir filmes. Até que, no dia 28 de Dezembro de 1895, fizeram uma exibição pública em que apresentaram, perante um grupo de pessoas numa sala do Grand Café, no Boulevard des Capucines (Paris), um programa que incluía vários documentários e o seu famoso filme “La Sortie de l'Usine Lumière à Lyon”. Para muitos, esse foi o dia em que o cinema nasceu. Em poucos anos, estes e outros filmes dos Lumière percorreram o mundo, encantando multidões de espectadores que se acotovelavam para assistir à magia do cinema.
Para este documentário, Thierry Frémaux, director do Festival de Cinema de Cannes e do Instituto Lumière, seleccionou mais de 100 obras restauradas dos Lumière, que ordenou por temas, numa homenagem à Sétima Arte e aos cinéfilos de todas as idades. PÚBLICO
 

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 15 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores