A Força da Verdade

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 123 min 2015 M/12 03/03/2016 EUA, GB, Austrália

Título Original

Concussion

Sinopse

 

O nigeriano Dr. Bennet Omalu é um neuropatologista forense que, ao autopsiar Mike Webster, um jogador de futebol americano, descobre que a morte não se deveu unicamente a uma demência progressiva que se transformou em depressão, mas sim a um trauma cerebral ocorrido vários anos antes. Ao investigar a fundo, percebe que se trata de encefalopatia traumática crónica (CTE), uma doença cerebral degenerativa que afecta principalmente pessoas com histórico de lesões constantes na cabeça e que é tida como causa de depressões profundas que levam ao suicídio. Entre os jogadores de futebol americano o Dr. Omalu encontra vários casos da doença, anteriormente associada a lutadores de boxe e conhecida entre a classe médica como demência pugilística. Determinado a demonstrar a sua tese e encontrar um modo de reverter a situação, ele vê-se envolvido numa conspiração com a poderosa NFL (Liga Nacional de Futebol Americano) que, de modo a manter intacta a sua reputação, não quer que os dados sejam tornados públicos.
Um filme dramático baseado em factos reais realizado por Peter Landesman e que conta com Will Smith, Alec Baldwin e Albert Brooks nos principais papéis. PÚBLICO

A Força da Verdade

Críticas Ípsilon

O outro caso Spotlight

Jorge Mourinha

Will Smith brilha numa história verídica que fala da América e dos seus ideais.

Ler mais

Críticas dos leitores

Vale a pena e deveria ter sido nomeado...

Miguel Dias

Vi o filme com bastante interesse porque é algo que realmente aconteceu na década passada e estava relacionado com a saúde e bem-estar de inúmeras pessoas, direta e indiretamente. Bom argumento, boa montagem e edição de vídeo-som, boa interpretação de vários atores (não só de Will Smith) e bom filme, ao nível de "A Queda de Wall Street" (“The Big Short”) e de "O Caso Spotlight" (“Spotlight”), também baseados em factos verídicos mas em áreas diferentes. Deveria ter sido nomeado para os Óscares em várias categorias, mas não creio que tenha havido preconceitos racistas por tal não ter acontecido...
Continuar a ler

Importante

Marcela Monte

A realização pode não ser brilhante, as interpretações podem não ser notáveis, mas a denúncia de situações como a que vemos neste filme, em que se perdem vidas para alguns não perderem dinheiro, é mesmo muito importante!
Continuar a ler

Foi por causa desta mediocridade que se fez o boicote aos Óscares?

João Sousa

Um filme muito fraco e sem qualidade nem mérito. Foi por causa disto que Jada Smith começou todo aquele reboliço do boicote aos Óscares e uns quantos acéfalos reagiram corporativamente para exigirem direitos iguais? E que tal falarmos de qualidade e méritocracia?
Continuar a ler

Soberbos...

Luis Raul

...o tema (escaldante), Will Smith no seu melhor e uma realização brilhante. Nos meandros do Desporto... o que por aí anda!
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!