O Julgamento - Fronteira de Esperança

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 107 min 2014 M/12 18/02/2016 Croácia, ALE, BUL

Título Original

Sadilishteto

Sinopse

Numa zona rural situada entre as fronteiras da Bulgária, Turquia e Grécia vive Mityo (Assen Blatechki) e o seu filho Vasko (Ovanes Torosian), de 18 anos. Desde o falecimento da mãe que o relacionamento entre ambos se vem revelando cada vez mais difícil. Tudo se agrava quando Mityo é despedido e percebe que está à beira de perder a casa onde moram. É então que resolve aceitar uma proposta de um antigo colega, que lhe oferece emprego no contrabando de imigrantes ilegais. Porém, apesar de saber que não tem alternativa senão aceitar, para Mityo esta situação traz-lhe lembranças de tempos terríveis, que há 25 anos se esforça por esquecer…
Um filme dramático realizado pelo búlgaro Stephan Komandarev, que escreveu o argumento em parceria com Marin Damyanov e Emil Spahiyski. PÚBLICO
 

Críticas dos leitores

4 estrelas

JOSÉ MIGUEL COSTA

E da Bulgária chega-nos uma pérola cinematográfica que, infelizmente, irá passar despercebida, mesmo entre os cinéfilos assíduos do cinema europeu de autor, uma vez que a sua exibição a nível nacional limita-se exclusivamente a uma sala em Lisboa (num único horário diário) - enfim, opções comerciais insondáveis. <br />"O Julgamento" é um mega-drama, baseado em factos reais, que nos arrasta para os píncaros da depressão (sem necessitar para o efeito de recorrer à tragédia de faca e alguidar), e que tem por mote um (digno) homem desempregado -cuja mulher faleceu recentemente-, que se vê obrigado a entrar no (indigno) negócio de auxilio à imigração ilegal, por contingências de índole financeira. Tudo neste filme é melancólico, triste e destituido de esperança mas, em simultâneo, estranhamente sereno.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!