//

A Hora do Lobo

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Aventura 121 min 2015 M/12 22/10/2015 China, FRA

Título Original

Wolf Totem

Sinopse

Ano de 1967. A China é governada por Mao Tsé-tung (1893-1976), que implementou a Revolução Cultural e mudou radicalmente a vida do seu povo. Chen Zhen é um jovem estudante de Pequim que é enviado para uma zona rural da Mongólia para educar uma tribo de pastores nómadas. Ali vai descobrir uma ligação antiga entre os pastores, o seu gado e os lobos selvagens que vagueiam pelas estepes. Para os mongóis, o lobo é uma criatura quase mítica que é parte integrante da sua comunidade e os liga à natureza. Fascinado pela profunda ligação entre as alcateias e os seres humanos que ali habitam, o rapaz decide salvar uma cria e domesticá-la. Porém, quando o Governo cria uma nova lei que obriga a população a usar de todos os meios para eliminar os lobos da região, o equilíbrio entre a tribo e a terra onde vivem é ameaçado…
Com assinatura do realizador francês Jean-Jacques Annaud ("O Nome da Rosa", "Sete Anos no Tibete", "O Urso", "Dois Irmãos"), um drama de aventura que se baseia no "best-seller" semiautobiográfico com o mesmo nome escrito, em 2004, por Jiang Rong (pseudónimo de Lü Jiamin). Para o filme, Annaud, que já antes trabalhara com animais, adquiriu uma dúzia de crias de lobo amestradas durante vários anos por um treinador canadiano. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Academismo “grande público”, tendência francesa

Luís Miguel Oliveira

A Hora do Lobo é um filme balofo com o seu “exotismo” e o seu misticismo new age.

Ler mais

O crepúsculo dos lobos

Jorge Mourinha

Uma fábula ecológica razoavelmente convencional mas na qual se consegue tocar um mundo à beira de desaparecer.

Ler mais

Críticas dos leitores

A Hora do Lobo

Fernanda Antunes

Fim do equilíbrio estabelecido entre nómadas mongóis e a natureza em nome do progresso... ou como acabar com o planeta. <br />É extraordinário.
Continuar a ler

Lobanismo

Jonas

O filme vê-se muito bem e com uma banda sonora entusiasmante que solta os sentidos até as belas paisagens da Mongólia. Atenção, o filme tem uma suprema fotografia!
Continuar a ler

2 estrelas

JOSÉ MIGUEL COSTA

"A Hora do Lobo", que se situa entre o épico histórico e a jornada heroica hollywoodesca, desenrola-se no "continente" de Mao-Tsé Tung, durante os anos 60 do séc. XX, e relata-nos a história de um jovem estudante que é enviado de Pequim para uma região remota da Mongólia, com o objectivo de ensinar as crianças locais a ler mandarim. Através do contacto com os pastores nómadas, que acompanhará ao longo de 2 anos, irá aculturar-se e aprender a respeitar a natureza (e os lobos em particular - o que o levará, inclusive, a adoptar uma cria desta espécie). <br /> <br />É um filme deslumbrante, no que concerne aos grandiosos cenários naturais e às técnicas de filmagem utilizadas (as cenas de combate com os lobos são sublimes). No entanto, a nível geral, a "estepe pariu um rato". De facto, a narrativa é quase infantilizada e simplória, sendo que, pelo contrário, tinha a expectiva de tratar-se de um produto com um cariz mais politizado e sociológico (que, aliás, julgo ser o foco do livro do qual foi adaptado - cunho que o realizador, infelizmente, não soube, ou não quis, captar). Em suma, uma desilusão "simpática".
Continuar a ler

Confirmado!

Isabel Maria Falcão

...acabo de assistir a este extraordinário filme, ACONSELHO! Cenas sublimes! Para mim é um filme 5 * em todos os aspectos. Adorei e...chorei!...
Continuar a ler

um filme a ver

Isabel Maria falcão

Ainda não fui. Ansiosamente esperávamos que estivesse em exibição. <br />Aliciante em vários aspectos que prometem qualidade!
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!