Ex Machina
Título Original
Ex Machina
Realizado por
Elenco
Sinopse
Críticas Ípsilon
Singularidades de uma andróide loura
A estreia na realização do romancista Alex Garland é uma primeira obra de luxo sobre a inteligência artificial
Ler maisCríticas dos leitores
Ex-Machina
Fernando Oliveira
Caleb, um jovem programador informático, ganha um sorteio na empresa para passar uma semana na mansão do patrão. Num lugar paradisíaco e com uma arquitectura assombrosa é desafiado por este para testar a sua última invenção no domínio da inteligência artificial. Terá de perceber se aquele invólucro com uma face de mulher lindíssima num corpo robótico consegue com essa inteligência evoluir para uma interacção emocional perto da humana.
O patrão é um excêntrico inteligentíssimo e alcoólico, e como companhia tem apenas uma empregada japonesa tão enigmática como silenciosa. A relação entre o jovem e Ava (a máquina inteligente) vai evoluir para um envolvimento que terá tudo a ver com o desejo e talvez com o amor, até despertar nele a obrigação de a libertar daquela casa e fugir com ela…
Neste seu primeiro filme, o romancista Alex Garland, mostra-nos uma sociedade futura em que a distopia é definida pelo apequenar do que é ser humano sob a cada vez maior complexidade tecnológica; é um filme que terá tudo a ver com o belíssimo “Her” de Spike Jonze.
Garland constrói um notável exercício narrativo, tão frio no conceito como na cenografia, mas por entre as brechas passa o fogo emanado pela necessidade que Ava tem em tocar que é ser humano, manipulando tanto a ingenuidade como o deslumbramento destes.
Este confronto coloca-nos no desconforto permanente de questionarmos a noção de humanidade, que parece definir melhor Ava do que aqueles dois homens. Esta estranheza que nos atinge, num filme tão dominado pelos cenários como pela força dos diálogos, torna-o num admirável exercício de ficção científica, num filme bastante inteligente.
E Alicia Vikander é magnífica a esbater a quase humanidade da sua personagem numa fragilidade que a torna mais humana que os demais. Muito bom.
Ex-Inteligência Artificial
Ana Mira
Excelente!
Anôónimo
Imperdoável não ver!
Francisco Zuzarte
Surpresa
Luís Telles
4 estrelas
JOSÉ MIGUEL COSTA
O "CINEMA" está de volta...
CVA
Aviso à navegação!
cdds
Aviso à navegação!
cdds
DEUS_HOMEM_MáQUINA
Carlos Abreu
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!