Cinecartaz

O Sal da Terra

Título original:
The Salt of the Earth
De:
Juliano Ribeiro Salgado, Wim Wenders
Género:
Documentário
Classificação:
M/12
Outros dados:
FRA, 2014, Cores, 110 min.

O brasileiro Sebastião Salgado é um dos repórteres fotográficos mais respeitados no mundo. Em 2004, quando se encaminhava para os 70 anos e depois de uma pausa na fotografia, lançou-se numa empreitada de dimensões homéricas que consistia em captar lugares e homens que representassem o que de mais prístino se pode contemplar hoje. O resultado dessa longa viagem, fruto de oito anos de trabalho e de mais de 30 viagens por todos os continentes, é "Génesis", uma exposição que inclui mais de duas centenas de fotografias e está organizada em cinco secções: "Sul do Planeta", "África", "Santuários", "Terras a Norte" e "Amazónia e Pantanal". Com este documentário, realizado pelo cineasta Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (filho de Sebastião), o espectador fica finalmente a conhecer o homem por detrás da câmara, a maneira como encara a existência e de que forma o seu trabalho teve impacto no modo como olha a Humanidade, a natureza ou a si próprio.
Entre os vários prémios arrecadados, "O Sal da Terra" recebeu uma Menção Especial do Júri da secção Un Certain Regard no prestigiado Festival de Cinema de Cannes, um César para Melhor Documentário e ainda uma nomeação para o Óscar nesta categoria. PÚBLICO

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 101 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores