As Duas Faces de Janeiro

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Thriller 96 min 2014 M/12 30/10/2014 EUA, GB, FRA

Título Original

The Two Faces of January

Sinopse

<div>Grécia, 1962. Numa visita à Acrópole de Atenas, os norte-americanos Chester e Colette MacFarland conhecem Rydal, um jovem compatriota fluente em grego que ali vive como guia turístico. Fascinado pela beleza de Colette e pela aparente riqueza de Chester, Rydal aceita o convite para um jantar. Quando Rydal visita o casal no hotel onde estão hospedados, é-lhe pedido que ajude a esconder o cadáver de um homem que os terá atacado. Apanhado de surpresa, Rydal acede. Porém, ele sabe que a partir do momento em que se envolve naquele crime, torna-se cúmplice. E é assim que, de um momento para o outro, se vê enredado numa trama de segredos e mentiras que o levarão numa longa jornada até à Turquia, ao lado de dois desconhecidos em quem não confia.</div><div>Estreia na realização de Hossein Amini (conhecido pelos argumentos de "As Quatro Penas Brancas", "Drive - Risco Duplo", "47 Ronin - A Grande Batalha Samurai"), um "thriller" que se inspira na obra homónima escrita, em 1964, por Patricia Highsmith. Estreado na edição de 2014 do Festival de Berlim, o filme conta com Viggo Mortensen, Kirsten Dunst e Oscar Isaac nos papéis principais. PÚBLICO</div><div><br /></div>

Críticas Ípsilon

Patrícia Highsmith não tem tido grande sorte com os filmes

Luís Miguel Oliveira

O filme não “trai” a letra da autora, mas no seu academismo ilustrativo nunca está à altura.

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Patricia Highsmith não ficou mal servida

Jorge Mourinha

Um policial à moda antiga fiel ao espírito da autora de O Amigo Americano.

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Críticas dos leitores

A evitar

Miguel

Na maior parte dos casos, as adaptações ao cinema de autores tão singulares como Patricia Highsmith, ou K. Dick (no que se convencionou chamar ficção científica), dão mau resultado. Este filme não escapa a esta maldição, e os apreciadores de Highsmith devem evitar a todo o custo.
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Sim

Elisa

Se gostam de Patrícia Highsmith, eu gosto, este filme é bastante fiel ao que ela escrevia. Está lá tudo. A "darkness" e o medo que se sente que vai surgir por trás da "normalidade" dos inícios, os inícios Highsmith são sempre convidativos e "normais"... <br />Gostei bastante das performances também, e do cenário. É impecável. <br />Interessante e intrigante a personagem do guia Grego...
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