Drácula: A História Desconhecida

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Fantasia, Drama 92 min 2014 M/16 02/10/2014 EUA

Título Original

Sinopse

Ano de 1462. Depois de anos sob a governação de Vlad III, a Valáquia vive momentos de paz e tranquilidade. Mas tudo muda quando Maomé II, sultão do Império Otomano, a invade e exige que os rapazes de todas as idades sejam retirados às suas famílias para se tornarem soldados. Entre as crianças está Ingeras, o filho de Vlad. Para defender a sua família e o povo que nele depositou toda a sua confiança, o príncipe tem de encontrar forças para derrotar o inimigo. Mas, para que isso seja possível, terá de aceitar ajuda de um poderoso demónio que, em troca de poderes sobre-humanos, o transformará num perigoso monstro sedento de sangue...
Estreia na longa-metragem de Gary Shore, um "thriller" de acção que se inspira na personagem imortalizada pelo autor irlandês Bram Stoker. O romance, escrito em 1897, foi inspirado numa figura real: o príncipe Vlad, o Empalador, aclamado pelos romenos pelo seu papel no combate às recorrentes invasões turcas, e que governou na região de Valáquia durante três períodos: 1448, 1456-1462 e 1476. Apesar da sua bravura, Vlad ficou na História por ter inventado um processo de empalar as suas vítimas que garantia que agonizavam durante quatro dias, em praça pública, antes de morrerem. Com os seus métodos de estabelecer a ordem pelo medo, gostava também de queimar, afogar, esfolar e pregar os chapéus nas cabeças das vítimas. "Nosferatu, o Vampiro" (1922), do alemão F.W. Murnau, foi o primeiro filme baseado na novela de Stoker. Em 1931, foi a vez do húngaro Bela Lugosi vestir a pele de "Drácula", sob direcção do norte-americano Tod Browning. Em 1992, o seu compatriota Francis Ford Coppola regressou ao tema com o "Drácula de Bram Stoker", com Anthony Hopkins, Winona Ryder, Keanu Reeves, Monica Belluci e Tom Waits a encarnar as personagens. PÚBLICO
 

Críticas dos leitores

Interessante

Tomás

Curiosa tentativa de conceber uma espécie de prequela para a história de Drácula, idenificado com Vlad III o Empalador. O tema era muito sugestivo, mas o filme tropeça num argumento desequilibrado e pouco convincente. Os actores, pouco conhecidos, fazem o que podem, mas é o veterano Charles Dance, como o grande actor que é, que rouba as cenas do filme onde apareça no papel do velho vampiro. O filme não desmerece ser visto, apesar de estar muito aquém das suas potencialidades.
Continuar a ler

Drácula

Bruno Gonçalves

Este "Drácula" parece-me um pouco desvirtuado em relação às sequelas que nos tem vindo a habituar. Não desgosto de uma nova ideia que tem como base, um Drácula não vilão. Efeitos especiais abonatórios e argumento ligeiramente acima do razoável, afinal de contas trata-se de um filme fantasioso. Gostei.
Continuar a ler

Um Drácula noutra perspectiva

Paulo Lisboa

Fui ver o filme porque sou adepto de histórias fantásticas, de terror e com o Drácula. Após ter lido o argumento, também achei interessante a sua perspectiva, já que apontava para uma diferente abordagem do Drácula. <br /> <br />Gostei do filme, o argumento é bom, o realizador tenta de certa forma reabilitar a figura sinistra de Drácula e torna-la mesmo numa personagem benfazeja. Afinal o príncipe Vlad, transforma-se em vampiro para proteger o seu povo e a sua família do invasor turco. O realizador no fundo deixa-nos uma mensagem subliminar que o mal (os turcos/muçulmanos) tem de ser combatidos a todo o custo. É preciso não esquecer que o turcos no final da idade média invadiram quase toda a Europa Central e Oriental, conquistaram cidades como Sófia, Belgrado, Atenas e Budapeste e cercaram durante muito tempo Viena. Tendo em conta a História e o actual momento político, com a afirmação da Turquia como grande potência muçulmana sunita e mais virada em termos de valores para o Oriente e com a ascensão do Estado Islâmico que ameaça o Ocidente, não deixa de ser curiosa esta reabilitação do Drácula. <br /> <br />Também achei os efeitos especiais bons e o argumento bem conseguido. <br /> <br />Estamos perante um bom filme, mas apenas para quem goste do género. <br /> <br />Numa escala de 0 a 20 valores, dou 15 valores a este filme.
Continuar a ler

O Mal tem duas ou mais "faces"?

Luis Moisão

Gratidão? Sacrifício? Esperança versus desespero de um renegado? Bem conseguida esta versão de "Drácula", muito interessante, que recomendamos, em especial aos apreciadores do género.
Continuar a ler

Drácula: A História Desconhecida

Anónimo

Fui sem esperar nada e gostei...
Continuar a ler

Espectacular

Maria

Bom trailer mas o filme é fantastico. espero que seja o primeiro de muitos.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!