Alentejo, Alentejo

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário 98 min 2013 M/12 18/09/2014 POR

Título Original

Alentejo, Alentejo

Realizado por

Sinopse

Depois do reconhecimento internacional do fado, Portugal apresentou, em 2013, a candidatura do cante alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO. Através deste documentário, Sérgio Tréfaut leva o espectador numa viagem ao interior do Alentejo onde se descobrem as paisagens, tradições e modo de vida dos seus habitantes. Uma das mais interessantes tradições nascidas a Sul do Tejo está no cante alentejano, um coro polifónico entoado habitualmente por grupos de homens de todas as idades, embora existam também alguns grupos femininos. Criado nas tabernas ou nos campos de cultivo, atravessou as fronteiras da região que lhe deu origem. Com o passar do tempo, também devido à diáspora alentejana, apareceram novos grupos na periferia de Lisboa, acentuando o cante como a expressão de uma identidade própria e de uma vontade de regressar às origens.<br /> “Alentejo, Alentejo” venceu o Prémio Allianz - Digimaster para Melhor Longa-Metragem Portuguesa, do Festival IndieLisboa. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Alentejo, Alentejo vale pela recolha

Luís Miguel Oliveira

É a primeira vez que Sérgio Tréfaut se aproxima tanto de um registo de cinema etnográfico.

Ler mais

O retrato sensorial de um país

Jorge Mourinha

Sérgio Tréfaut filma o cante alentejano para melhor falar do país que fomos e do país que somos.

Ler mais

Críticas dos leitores

Alentejo

Alberto Santos

Muitos queixumes de uma vida dura, mas sem uma palavra de revolta, como sempre!
Continuar a ler

Documentário minimamente conseguido

Luis Moisão

Na linha do que temos bem mais difíceis de realizar foi feito por Giacometti. Não retrata nem a "verdade", nem a "realidade" atual do Cante, para quem está "por dentro" do mesmo (uma "pequena desilusão, aliás). Não sabemos até que ponto constitua, como é a intenção do mesmo, um "contributo" para a promoção do Cante Alentejano na sua candidatura em curso.
Continuar a ler

VIVA O ALENTEJO!

Paulo Lisboa

Fui ver o filme como forma de apoio ao cinema português e porque tenho uma ligação afectiva ao Alentejo, passo férias anualmente no litoral alentejano e tenho família no Alto Alentejo. Também sou apreciador do cante alentejano. <br /> <br />Sabia de início que se tratava de um filme tipo documentário. Gostei do filme, porque o mesmo não se limita a mostrar a beleza do cante alentejano em todo o seu esplendor, também aborda a vida e as condições de vida no Alentejo de forma muito interessante. <br /> <br />Estamos perante um bom filme, mas apenas para quem aprecie cante alentejano e o documentário. <br /> <br />Numa escala de 0 a 20 valores, dou 15 valores a este filme.
Continuar a ler

Alentejo, Alentejo

Maria Serralheiro

Estética e humanamente lindíssimo. <br />Abre horizontes sobre a dimensão desta tradição. <br />Fomos ver ontem e no final o público aplaudiu!
Continuar a ler

Inteligente e ousado

Luís Telles

<p>Três filmes portugueses em estreia quase simultânea é um acontecimento que deve ser celebrado. "Alentejo Alentejo" é o melhor dos três, longe do pretensiosismo grandiloquente d’ “Os Maias” e da vulgaridade telenovelística d’ “Os gatos não Têm vertigens”. Filme inteligente, profundamente ideológico, que ousa questionar o passado, presente e futuro de uma tradição cultural regional por oposição à globalização do gosto pimba que assola o país. </p><p>Uma obra comovedora que mostra que há muito e bom Portugal para além de Lisboa.</p>
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!