Night Moves

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 122 min 2013 M/12 10/07/2014 EUA

Título Original

Night Moves

Sinopse

Josh (Jesse Eisenberg) é um jovem e inteligente ambientalista determinado a salvar o planeta de todos os excessos do capitalismo moderno. Com uma visão fria e calculista da vida, ele considera que, para alguns efeitos, os fins podem justificar os meios. Dena (Dakota Fanning) é uma rapariga de famílias abastadas que despreza o meio onde nasceu. Decidida a mudar o mundo, corta os laços com o passado e embrenha-se no radicalismo político. Harmon (Peter Sarsgaard), por seu lado, é um ex-fuzileiro que, apesar da idade, ainda anseia por aventura e destruição. Na quinta biológica onde Josh trabalha, os três arquitectam um plano para demolirem uma barragem hidroeléctrica de grandes dimensões. Compram um barco, enchem-no de explosivos e partem para a barragem. Durante a noite, detonam a bomba. Depois disso, cada um segue a sua vida como se nada se tivesse passado. Contudo, ao verem as notícias no dia seguinte, percebem que uma pessoa inocente perdeu a vida devido à força das águas. Surpreendidos pelas terríveis consequências daquele acto, acabam por ter de enfrentar uma situação para a qual não estavam minimamente preparados... <br />Realizado por Kelly Reichardt ("Old Joy", "Wendy & Lucy", "O Atalho"), um "thriller" psicológico sobre a paranóia e o medo. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

No escuro

Vasco Câmara

Os filmes de Kelly Reichardt vêm tacteando uma América que hoje, com o desaparecimento das grandes narrativas, já só existe no escuro. É aí que eles manobram, três activistas ambientais.

Ler mais

Críticas dos leitores

3 estrelas

JOSÉ MIGUEL COSTA

Kelly Reichardt é idolatrada por grande parte da crítica especializada, os seus anteriores filmes "Old Joy" e "Wendy e Lucy" foram elevados aos píncaros, o mesmo sucedendo com este seu mais recente "Nigth Moves" (cujo enredo se desenvolve em torno de 3 "terroristas verdes" - ambientalistas radicais - que planeiam e executam a destruição de uma barragem, como forma de chamar a atenção para as suas causas ecológicas - a realizadora não explora o evento em si, nem as motivações que conduziram ao mesmo, preocupando-se quase exclusivamente em analisar as transformações psicológicas que irão eclodir em dois dos intervenientes base). No entanto não compartilho este entusiasmo, na medida em que a minha opinião sobre esta obra (tal como em relação às restantes) é pura e simplesmente "não me aquece nem me arrefece"- algo "pãozinho sem sal" (pelo que o seu consumo não terá efeitos nocivos para a saúde dos espectadores, embora também não lhes traga benefícios de relevo - digamos que é uma espécie de "placebo cinematográfico"), portanto, dispensável sem ser verdadeiramente má ("pronto kelly, não fiques triste, não se pode agradar a toda a gente!" )
Continuar a ler

Danos Colaterais

J.F.Vieira Pinto

A morte do campista, parece ser a única “preocupação” dos três (amadores) terroristas. A detonação da bomba que, hipoteticamente, destruirá a barragem – obrigado Kelly por não mostrares a dita explosão - cheios de pirotecnias estamos nós, no cinema americano – criará sentimentos não espectáveis: definitivamente, ambientalismo, não é o mesmo que terrorismo... <br /> <br />Na sua entrevista ao ípsilon, a realizadora diz dar liberdade aos atores. Mas, tem sido assim, de certo modo, no cinema de Kelly Rieichardt. Basta rever-mos “Wendy & Lucy” para constatarmos isso mesmo e ainda bem. A oportunidade de vermos um Jesse Eisenberg “contido”, eu que julgava que o homem “funcionava” a pilhas alcalinas, tal o “speed” vocal, que podemos constatar nos anteriores filmes deste (excelente) ator. <br /> <br />Agitar consciências ecológicas, é o principal objetivo deste “Night Moves. Por cá, basta colocar no you tube, o programa “Biosfera” / barragem do Tua e, “entender” ou tentar perceber, para que servem as barragens. Foi pelo tema, que me desloquei a uma sala escura para ver este (bom) filme.(****)
Continuar a ler

Um Filme Ambientalista

Marcela Monte

Como atitudes isoladas e bem intencionadas não têm o impacto desejado e trazem consequências tenebrosas!
Continuar a ler

Péssimo

Clara

Filme sem pé nem cabeça!
Continuar a ler

Militantes ambientalistas ?

Nelson Faria

Li os diferentes artigos e entrevistas no "Y" sobre "Night Moves", trabalho do crítico Jorge Mourinha. Quer a entrevista com a realizadora, quer a entrevista com o actor Eisenberg, bem como outros elementos de análise. <br />A minha primeira impressão é que o filme retrata uma acção desgarrada, mal planeada. Bem nos avisa o patrão da quinta, onde a personagem de Eisenberg trabalha, que por se ter destruído uma barragem, a questão ambiental não sofre qualquer alteração...restam mais 100 barragens ao longo do rio!!! Os interesses económicos e financeiros tomaram de assalto o PLANETA e a ideia que fica é que a luta é inglória e já nada nos salvará da destruição. <br />E nenhuma ligação externa ao grupo das três pessoas se vislumbra. Estas pessoas não estão na linha da frente, como diz a realizadora, mas realizam uma acção que, para além de ter produzido danos colaterais, nenhum problema abrevia ou resolve. Parece que actuam por conta e risco próprios. Quais são os ganhos sociais de acções deste tipo? <br />E, depois, estamos na continental América. Como nos diz o filme, as distâncias no Oregon, no leste, junto ao Pacífico, parecem, a quem vive nos estados litorais do Oeste, banhados pelo Atlântico, enormes. É uma questão de sensibilidade, embora a métrica seja a mesma: a distância entre a casa da quinta e o rio onde se situa a barragem destruída é a mesma da distância entre a barragem destruída e a casa onde Joe trabalha. É uma das condições da métrica. Ela é a mesma, quer no leste quer no oeste dos EUA. A ideia de diversidade e grandeza geográficas perpassa no filme. Coisa que na Europa, nomeadamente, na periferia, por vezes não percebemos. <br />Foi isto que Kelly Reichardt nos quis mostrar? <br />Gostei do filme. <br />4 ****. <br /> <br />Nelson Faria
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!