Virgem Margarida

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 90 min 2012 M/12 21/11/2013 POR, Moçambique, FRA

Título Original

Virgem Margarida

Sinopse

Ano de 1975. Após séculos de colonização portuguesa, Moçambique torna-se um estado independente. O novo regime procura limpar as ruas da prostituição. Assim, 500 prostitutas são enviadas à força para um centro educacional algures na selva, onde são obrigadas a aprender novas regras de convivência e a redescobrir o seu papel na nova pátria. Margarida é uma adolescente de 16 anos que ali foi parar por engano, quando tentava comprar o enxoval para o seu casamento. Inocente, ela não tem pecados para expiar. A viverem um inferno, as mulheres unem-se num plano para poderem escapar daquele lugar. Margarida torna-se a representação de liberdade e de pureza num lugar onde, segundo uma das personagens, “o camarada é pior que o colono”.

Realizado pelo escritor e cineasta moçambicano Licínio Azevedo, “Virgem Margarida” teve a sua estreia no prestigiado Festival Internacional de Cinema de Toronto e conta já com um longo percurso por festivais internacionais, onde foi obtendo vários prémios. O elenco é formado por um grupo de actores moçambicanos: Sumeia Maculuva, Hermelinda Cimela, Odília Cossa, Ana Maria, Iva Mugalela, Rosa Mário e Ilda Gonzales. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Virgem Margarida

Jorge Mourinha

Ler mais

Críticas dos leitores

África Minha

Jack

Para quem acompanhou e viveu estes e outros acontecimentos não poderá ficar indiferente a este filme, que relata factos reais com personagens reais. O critico de cinema Jorge Mourinha ao afirmar que o filme é uma banal história de caserna, devia ser confrontado com as mulheres que sofreram na pele aqueles maus tratos que, repito, foram reais.
Continuar a ler

A virgem Margarida

Custódio Barros

Adorei o filme e gostaria também que se realizasse filmes deste genero cá na minha terra por cineastas Angolanos.
Continuar a ler

Quero saber mais sobre este filme

tony menezes

1 - Qual e área geográfica especifica que o cenário se desenrola? <br /> 2 - Gostaria de saber mais sobre os elementos alegóricos do filme <br /> 3 - Qual foi a estratégia dos planos e sequências, a partir dos personagens, o figurino, o cenário os tons <br />predominantes nas imagens, os diálogos, a trilha sonora até aos efeitos de montagens <br /> 4 - Há momentos da realidade histórica? Quais são?
Continuar a ler

Virgem Margarida

Tiberíades

Gostei da mensagem da virgem.
Continuar a ler

Producao excelente

Nilzo Coelho

Deve-se produzir muitos mais filmes que reportam a história do país Moçambique, se se pudesse filmar uma história que retrata a o início da luta de libertação de Moçambique até aos dias de hoje, poderia ter umas 5 partes diferentes, ia criar o espírito de patriotismo nos Moçambicanos e ia vender muito em todo mundo. Façam isso por favor, Moçambique precisa e não esqueçam de inserir em muitas partes do filme as canções revolucionaria. O filme Virgem Margarida é excelente. Eu pessoalmente amei...
Continuar a ler

Pretencioso?

Tiago Martins

Aviso prévio: não sou fã de documentários nem de dramas da vida real. Talvez por isso este filme me tenha parecido tão pobre. Sei que é aclamado mas penso que não pelo seu valor mas porque é um filme sobre uma ex-colónia e podia ser o pior filme do mundo mas basta ter, desculpem-me o termo, pretos pobrezinhos para toda a gente ficar com pena e não ter coragem de dizer mal. Reparem: o filme não é mau em si mas também não é nada de diferente e certamente que há muitos melhores e sem a obrigação de sermos obrigados a gostar dele ("Lista de Schindler", "A vida é Bela", etc.).
Continuar a ler

Uma invulgar odisseia

Gonçalo Macieira

Um excelente filme que me cativou pela forma pungente, mas também com algum humor, como retrata a invulgar odisseia de uma jovem moçambicana e sua união de um grupo de mulheres em busca da sua liberdade. Nota para o facto de ser gratificante ainda podermos ver cinema de outras paragens que não as mais habituais. Até quando, é a questão?
Continuar a ler

Virgem para ver

Virginia Assunção

Depois de Maputo estava a ver que não chegava a Lisboa. Bom rir um pouco com tanta mulher camarada. Gostei e recomendo.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!