Cinecartaz

A Pianista

Título original:
La pianiste
De:
Michael Haneke
Com:
Annie Girardot, Benoît Magimel, Isabelle Huppert
Género:
Drama
Outros dados:
FRA, 2001, Cores, 130 min.
Links:
Site Oficial

Com "A Pianista", o realizador austríaco Michael Haneke volta ao universo perturbador e incómodo e ao jogo de nervos com o espectador que já tinha iniciado em "Brincadeiras Perigosas" e em alguns momentos de "Código Desconhecido", mas, desta vez, a frieza é levada ao limite.
O filme é uma adaptação do romance da escritora Elfriede Jelinek e conta a história de Erika Kohut, uma mulher na casa dos quarenta anos, que vive oprimida pela mãe. Erika dá aulas no Conservatório de Viena e vive isolada numa batalha de sentimentos com a mãe que a impede de qualquer tentativa de abandonar o casulo do lar. O único escape de Erika é um "voyeurismo" mórbido, que se constrói em torno de cinemas pornográficos, "peep shows" e passeios nocturnos por "drive-in". A sua sexualidade é reprimida em rituais de auto-mutilação para simular que está com o período. Até ao dia em que, num recital, um jovem se apaixona pela sua maneira de tocar. Ele torna-se seu aluno e vai tentar seduzi-la, mas ela imporá entre os dois uma relação de submissão extrema. Erika ama Schumman e todo o filme se desenrola nesse momento, que a pianista refere, em que à beira do abismo da loucura, por instantes temos a consciência de que estamos a ficar loucos.
"A Pianista" conquistou o Grande Prémio do Festival de Cannes e Isabelle Huppert e Benoît Magimel, com os seus magníficos desempenhos, venceram os Prémios de Interpretação Feminina e Masculina do certame.

PUBLICO.PT

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 4 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário à sua esquerda.