//

Banksy - Pinta a Parede!

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário 87 min 2010 M/6 26/05/2011 GB

Título Original

Exit Through the Gift Shop

Realizado por

Sinopse

Na era da comunicação em que vivemos e em que todos os dias somos confrontados com excesso de informação e publicidade, o olhar de Banksy oferece 87 minutos de uma visão distinta sobre o verdadeiro valor da arte no território da "street culture". Sem desvendar identidades, o documentário segue vários artistas de reputação internacional demonstrando a grandeza dos graffiti enquanto arte real. Apresentado fora de competição na edição de 2010 Festival de Berlim, foi premiado no festival de cinema independente de Sundance e nomeado para o Óscar na categoria de melhor documentário. A estreia vai associar-se a um ciclo de debates nas livrarias Fnac de Lisboa e do Porto e contará ainda com a exposição "A Rua Continua" (Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa), paralelamente à qual será lançado o site www.galeriaurbana.pt, que propõe um roteiro da arte urbana de Lisboa desde o 25 de Abril até aos dias de hoje.

Críticas Ípsilon

Banksy

Jorge Mourinha

Ler mais

A rua dele

Luís Miguel Oliveira

Ler mais

Críticas dos leitores

A Questão do título

Diogo Marques

Proposta de título em português: "Saída pela Loja de Lembranças". Sempre respeita a ironia pretendida pelo original e que guia todo o documentário. Também não funciona como tradução do título em francês, "Faites le Mur", pela mais que visível impossibilidade de comparação do sentido histórico que não existe em Portugal.
Continuar a ler

Manipulação da informação ou pura ignorância?

Mário Lisboa Duarte

O título em pt, tradução do título em fr, "Faites le Mur", para além de não respeitar o original inglês, é 1 frase infantil encabeçada pelo erro de colocar em 1.º lugar o realizador. Tal decisão dever-se-á a 1 de 2 razões: a pressão de galerias e museus, todos com uma "loja de lembranças" à saída, para que o documentário siga para o público com outro sentido que não o original (por sentido original entenda-se a denúncia de um sistema corrupto, secular e caduco do mundo das artes, através de 1 objectivo unicamente comercial); a pura ignorância de, ou não saber inglês suficiente para uma tradução tão simples como "saída pela loja de lembranças", ou de não conseguir perceber que a opção francesa será sempre muito mais forte, por motivos históricos, do que um simples "Pinta a Parede!".
Continuar a ler

...

luis

Eu já vi este documentário e a vossa discrição do filme não lhe faz justiça. É também uma crítica a certos aspectos da arte contemporânea e a algum consumismo que existe no mundo das artes
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!