48
- Título original:
- 48
- De:
- Susana Sousa Dias
- Género:
- Documentário
- Classificação:
- M/12
- Outros dados:
- POR, 2009, Preto e Branco, 97 min.
Partindo de uma série de fotografias de prisioneiros políticos, Susana Sousa Dias ("Natureza Morta - Visages d''une Dictature") volta a centrar-se no período do Estado Novo e realiza um documentário sobre os 48 anos de ditadura em Portugal (1926-1974). Mostrando os rostos das vítimas da PIDE, pretende-se que o espectador observe cada imagem ouvindo, em voz off, o depoimento vivo da pessoa em questão, usando as pausas e os silêncios como meio de reflexão. Para Sousa Dias, o filme "procura operar na zona entre o que a fotografia mostra e o que ela não revela; mas também entre a analogia e a estranheza, o enunciado e o vivido, a imagem e a memória."
PÚBLICOVotos dos Leitores
Média da votação dos leitores, num total de 84 votos (carregue na posição pretendida para votar)
Votos dos Críticos
-
Luís Miguel Oliveira
- 0 Estrelas
- 1 Estrela
- 2 Estrelas
- 3 Estrelas
- 4 Estrelas
- 5 Estrelas
-
Jorge Mourinha
- 0 Estrelas
- 1 Estrela
- 2 Estrelas
- 3 Estrelas
- 4 Estrelas
- 5 Estrelas
-
Vasco Câmara
- 0 Estrelas
- 1 Estrela
- 2 Estrelas
- 3 Estrelas
- 4 Estrelas
- 5 Estrelas
Envie-nos a sua crítica
Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
Críticas dos nossos leitores
-
Maria
Apagar a memória
Ao ler o testemunho de alguns leitores sobre o filme 48, penso como é triste e cobarde a tentativa d … (continuar a ler)
-
Ricardo Oliveira Alves
Trailer
Desculpem-me todos e principalmente a realizadora, mas com um trailer destes como querem motivar as … (continuar a ler)
-
Catarina
Da (in)capacidade crítica do espectador (?)
Um filme notável. Sente-se o respeito, respira-se o labor de amor pelo tema e por aquelas pessoas. … (continuar a ler)
-
NP
Salazar 2
Estes filmes são parciais. Todos os políticos ou pessoas com ideologias são "boazitas" e não fazem m … (continuar a ler)
-
M.C
Salazar
Estranho a votação dos habituais críticos que, normalmente, é tão parca em estrelas!!! Não conheço o … (continuar a ler)