Críticas Ipsilon

Últimas

Revolução (sem) Sangue

Revolução (Sem) Sangue: o sangue oculto

Jorge Mourinha

Um filme sincero, sem medo das suas ambições, surpreendendo tanto pela positiva como pela negativa.

Ler mais

Os Três Mosqueteiros: Milady

Os Três Mosqueteiros: Milady: a liga da justiça de Alexandre Dumas

Luís Miguel Oliveira

O vírus do “filme de super-heróis” a infectar outros domínios. Estreia-se esta quinta-feira nos cinemas portugueses.

Ler mais

Retrato de Família com Teatro de Marionetas

A comédia e a vida: Retrato de Família com Teatro de Marionetas

Jorge Mourinha

O que fica da arte quando o artista parte? É a pergunta que Philippe Garrel faz numa história de uma família que perde o seu patriarca e não sabe bem como seguir em frente.

Ler mais

No Interior do Casulo Amarelo

Uma harmonia que não se encontra: No Interior do Casulo Amarelo é magnífico

Luís Miguel Oliveira

A mudez do mundo e de Deus num filme de inquietação espiritual.

Ler mais

Back to Black

Back to Black, sobre Amy Winehouse, é música de elevador

Vasco Câmara

O filme de Sam Taylor-Johnson sobre Amy Winehouse é uma versão higienizada de uma história conhecida.

Ler mais

Homem Macaco

Homem Macaco: passagem para a Índia

Jorge Mourinha

Não há nada de exótico nesta fita de acção e vingança ambientada numa Índia em convulsão: apenas um filme de género inteligente, eficaz, feito com cabeça e sem pretensões.

Ler mais

Eureka

Eureka: O espaço que se encurta

Luís Miguel Oliveira

Eureka não procura vias fáceis nem procura seguir receitas testadas. Inventa, portanto, corre riscos, nisso confirmando a diversificada vitalidade do cinema argentino contemporâneo.

Ler mais

Parece que Estou a +

Parece que Estou a +: a queda do império canadiano

Jorge Mourinha

Um dos raros cineastas do Quebeque que pudemos acompanhar em Portugal assina uma sátira bafienta, ressabiada e rasteira da sociedade contemporânea.

Ler mais

O Hotel Palace

Hotel Palace: Polanski acaba com o século XX — sem esperanças para o século XXI

Vasco Câmara

É um filme que se constrói no silêncio gelado das plateias, que manda o espectador para casa com um frio existencial nos ossos.

Ler mais

20 Dias em Mariupol

20 Dias em Mariupol: a morte de uma cidade

Jorge Mourinha

Mais do que um simples especial de informação, o vencedor do Óscar de Melhor Documentário é um dever de testemunho que procura reflectir quase em tempo real sobre aquilo que está a mostrar.

Ler mais