Críticas Ipsilon
Últimas
Desconhecidos
Desconhecidos: os fantasmas do passado
Um dos mais notáveis filmes dos últimos meses, a nova longa de Andrew Haigh, segue directa para streaming. Destino ingrato para um melodrama seco e devastador na melhor tradição britânica.
Ler maisUma Vida Singular
Uma Vida Singular: o “Schindler britânico” em relato desinspirado
Nicholas Winton (1909-2015) merecia melhor e mais aprofundado do que o filme que James Hawes arranca à sua história. É um telefilme que transforma tudo num museu.
Ler maisRyuichi Sakamoto - Opus
O testamento artístico de Ryuichi Sakamoto, mais do que um adeus à música, é uma celebração — um filme-concerto ao nível de Stop Making Sense ou Amazing Grace.
Ler maisMáquina Fantástica
A culpa disto tudo é da Máquina Fantástica (ou talvez não)
Produzido pelo provocador Ruben Östlund, um documentário curioso sobre a história da câmara de filmar e o poder da imagem que acaba por ficar muito aquém do que promete.
Ler maisHow to Have Sex - A Primeira Vez
How to Have Sex: o caos sexual da adolescência num Verão grego
Acima de tudo, é um retrato de “classe” e isso está está estampado em todas as conversas das personagens.
Ler maisA Flor do Buriti
A Flor do Buriti. Os krahô, que se lembram das suas vidas (e mortes) passadas
João Salaviza e Renée Nader Messora fogem às armadilhas do olhar etnográfico. E não se esquecem do cinema.
Ler maisMataram o Pianista
O dever de memória de Mataram o Pianista
Uma história verídica do Brasil da ditadura contada em formato de documentário animado, melhor quando coloca a música em imagens do que quando é denúncia política.
Ler maisO Faraó Negro, o Selvagem e a Princesa
O Faraó Negro, o Selvagem e a Princesa. Os contos de fadas ainda são o que eram
O mais recente trabalho de Michel Ocelot, um dos mestres vivos da animação francesa, é um sumptuoso exercício visual que esconde uma pequena pérola irreverente.
Ler maisObrigado, Rapazes
Obrigado, Rapazes: o orgasmo, e como simulá-lo
Um encenador e um grupo de presidiários em workshop de teatro. A fazer de conta que é “comédia à italiana”.
Ler maisPaloma
Paloma não abre portas para sair do molde
Co-produção portuguesa, história real de uma mulher trans no Brasil profundo, fica aquém do que podia ser.
Ler mais