Críticas Ipsilon

Últimas

Emmanuelle

O remake de Emmanuelle – ou uma versão pretensiosa de Cinquenta Sombras de Grey

Luís Miguel Oliveira

Este remake desperdiça até a força tradicional do erotismo.

Ler mais

Bowling Saturno

Bowling Saturno: um chamamento das trevas, uma das grandes estreias do ano

Vasco Câmara

Patricia Mazuy dá-nos um thriller de alma expressionista, uma descida psicanalítica aos interiores profundos da relação entre dois irmãos.

Ler mais

Herege

Herege ou como estragar uma boa ideia

Luís Miguel Oliveira

Um resumo do que costuma correr mal na vaga contemporânea do filme de terror “místico”.

Ler mais

Quando Chega o Outono

Quando Chega o Outono: dos mais interessantes filmes recentes de François Ozon

Jorge Mourinha

Melodrama enxutíssimo, sóbrio, subtil sobre a culpa e o perdão.

Ler mais

Reas

Reas: um bricabraque no cárcere

Vasco Câmara

A argentina Lola Arias filma ex-presidiárias, mulheres e mulheres trans, reencenando com elas momentos das suas vidas e da construção das suas identidades. Reas estreia-se quinta em Portugal.

Ler mais

Na Mata dos Medos

Na Mata dos Medos faz menos com menos

Luís Miguel Oliveira

O filme de António Borges Correia está bloqueado num borrão narrativo a carecer de definição.

Ler mais

Emilia Pérez

Emilia Pérez: um filme falhado e fascinante de Jacques Audiard

Jorge Mourinha

Pelo realizador de Um Profeta e De Tanto Bater o Meu Coração Parou, uma ópera cinematográfica, narcomelodrama musical sobre a redenção.

Ler mais

O Jovem Xamã

O Jovem Xamã ou a Mongólia à procura de ser moderna

Luís Miguel Oliveira

Este filme de Lkhagvadulam Purev-Ochir tem alguma coisa para dizer e mostrar, mas falta-lhe um gesto forte para isso.

Ler mais

Vampira Humanista Procura Voluntário Suicida

Um Twilight de autor: Vampira Humanista Procura Voluntário Suicida

Luís Miguel Oliveira

Ariane Louis-Seize joga com os arquétipos, as metáforas, o vampirismo como código linguístico.

Ler mais

Gladiador II

Gladiador II: um desastre, uma sequela sem razão para existir

Jorge Mourinha

Ridley Scott andou 24 anos à procura de uma razão para dar uma sequela a Gladiador. Não a detectamos. Salva-se um glorioso Denzel Washington. Estreia-se quinta-feira.

Ler mais