Cinecartaz

Críticas dos nossos leitores

Críticas dos nossos críticos

    • 0 Estrelas
    • 1 Estrela
    • 2 Estrelas
    • 3 Estrelas
    • 4 Estrelas
    • 5 Estrelas

    Luís Miguel Oliveira
    Lacrau

    Lacrau é tão livre que se torna lasso

    Não passou dos festivais e da Cinemateca, mas a primeira longa-metragem de João Vladimiro, No Jardim, um documentário rodado nos jardins da Gulbenkian, era altamente estimável. (leia no Ípsilon)

    • 0 Estrelas
    • 1 Estrela
    • 2 Estrelas
    • 3 Estrelas
    • 4 Estrelas
    • 5 Estrelas

    Vasco Câmara
    Os Gatos não Têm Vertigens

    Maria do Céu Guerra, energia de actriz contra simulacro televisivo

    Maria do Céu Guerra neste filme é uma espécie de fantasma daquilo que já morreu nos filmes de António Pedro-Vasconcelos ou que não se encontra nele desde Os Imortais (2003): a capacidade de ter lá pessoas dentro e não apenas simulacros televisivos e publicitários. (leia no Ípsilon)

    • 0 Estrelas
    • 1 Estrela
    • 2 Estrelas
    • 3 Estrelas
    • 4 Estrelas
    • 5 Estrelas

    Luís Miguel Oliveira
    Heimat - Crónica de Uma Nostalgia (1ª parte)

    O nascimento de uma nação: a Alemanha

    Edgar Reitz é uma figura histórica do moderno cinema alemão, de cujo texto fundador – o Manifesto de Oberhausen, em 1962, contra o “Papas kino”, o “cinema do papá” – não só foi signatário como, com Alexander Kluge, foi um dos principais ideólogos. (leia no Ípsilon)

    • 0 Estrelas
    • 1 Estrela
    • 2 Estrelas
    • 3 Estrelas
    • 4 Estrelas
    • 5 Estrelas

    Jorge Mourinha
    Em Parte Incerta

    Impiedosa desmontagem de uma fachada: a vida moderna

    Clare Boothe Luce, diplomata, escritora, dramaturga e esposa do fundador da revista Time, teve em tempos um dito de espírito que ficou para a posteridade: “nenhuma boa acção fica por castigar”. (leia no Ípsilon)

    • 0 Estrelas
    • 1 Estrela
    • 2 Estrelas
    • 3 Estrelas
    • 4 Estrelas
    • 5 Estrelas

    Jorge Mourinha
    Má Raça

    A passagem do tempo fica bem a estes filmes

    É um exercício curioso, este de regressar 30 anos depois a filmes que se viram aquando da sua estreia, num contexto completamente diferente – então Léos Carax era ainda um jovem cineasta muito mais do que apenas promissor, hoje é um dos “faróis” da cinefilia moderna, realizador maldito e idealista. (leia no Ípsilon)

    • 0 Estrelas
    • 1 Estrela
    • 2 Estrelas
    • 3 Estrelas
    • 4 Estrelas
    • 5 Estrelas

    Vasco Câmara
    Os Maias

    Os Maias: efeitos culturais

    João Botelho instala-se no território do “cinema de prestígio”: os telões pintados em background são pequenos acontecimentos em si, “efeitos culturais”. (leia no Ípsilon)

    • 0 Estrelas
    • 1 Estrela
    • 2 Estrelas
    • 3 Estrelas
    • 4 Estrelas
    • 5 Estrelas

    Luís Miguel Oliveira
    Jersey Boys

    Jersey Boys é demasiado estranho para ser banal

    Se, como tudo o que Clint rodou desde Gran Torino, parece um filme “desligado” (e “desligado”, antes do mais, da obra do seu autor), é também o mais interessante, e a vários títulos o mais misterioso, dos filmes deste último período eastwoodiano. (leia no Ípsilon)

    • 0 Estrelas
    • 1 Estrela
    • 2 Estrelas
    • 3 Estrelas
    • 4 Estrelas
    • 5 Estrelas

    Luís Miguel Oliveira
    Alentejo, Alentejo

    Alentejo, Alentejo vale pela recolha

    É a primeira vez que Sérgio Tréfaut se aproxima tanto de um registo de cinema etnográfico, de resto num trabalho que não deixa de ecoar esse marco da etnografia portuguesa que foi o trabalho de recolha musical de Michel Giacometti. (leia no Ípsilon)

    • 0 Estrelas
    • 1 Estrela
    • 2 Estrelas
    • 3 Estrelas
    • 4 Estrelas
    • 5 Estrelas

    Jorge Mourinha
    Os Gatos não Têm Vertigens

    Gato escaldado

    Quis o acaso que a mesma semana traga dois filmes portugueses radicalmente nos antípodas um do outro e que corporizam todos os lugares-comuns que as pessoas identificam com o grande caldeirão do “cinema português”. (leia no Ípsilon)

    • 0 Estrelas
    • 1 Estrela
    • 2 Estrelas
    • 3 Estrelas
    • 4 Estrelas
    • 5 Estrelas

    Jorge Mourinha
    Lacrau

    Ensimesmado

    Na mesma semana em que Os Gatos Não Têm Vertigens é a mais recente produção portuguesa a procurar conquistar um público por demais arredio, uma sala de Lisboa recebe um dos mais radicais gestos cinematográficos feitos entre nós nos últimos anos. (leia no Ípsilon)