Paterson

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Comédia, Drama 118 min 2016 M/12 29/06/2017 FRA, EUA, ALE

Título Original

Sinopse

Paterson trabalha como motorista de autocarro na cidade de Paterson, em New Jersey (EUA). A sua rotina diária é sempre igual: acorda exactamente à mesma hora, vai trabalhar, regressa para os braços de Laura, a namorada, passeia Marvin, o cão, bebe uma única cerveja no bar de um amigo e escreve poesia, não necessariamente por esta ordem. A sua vida é tranquila e a sua existência discreta. Paterson está apaixonado por Laura e ela por ele. Ele apoia os sonhos e projectos mais arrojados da namorada; ela incentiva-o e inspira-o na escrita dos seus poemas. É assim todos os dias.
Escrito e realizado por Jim Jarmusch – o aclamado realizador de "Noite na Terra", "Homem Morto", "Café e Cigarros", "Broken Flowers - Flores Partidas", "Os Limites do Controlo", "Só os Amantes Sobrevivem" ou "Gimme Danger" –, e com Adam Driver e Golshifteh Farahani como protagonistas, um filme melancólico sobre as incontáveis rotinas de um casal durante os sete dias de uma semana.
 

Críticas Ípsilon

A vida é feita de pequenos nadas

Jorge Mourinha

Será ou não o melhor Jarmusch? E o que é que isso interessa perante um dos melhores filmes do ano?

Ler mais

A poesia está na rua

Luís Miguel Oliveira

Paterson, reflexão sobre a criação poética e/ou artística (e sobre a angústia e a felicidade do criador), é uma espécie de "súmula" ou autobiografia artística.

Ler mais

Críticas dos leitores

Uma pausa

Mafalda Remoaldo

Adorei o momento de pausa que o filme proporciona e que nos ajuda a lembrar que devemos valorizar as pequenas coisas da vida, as que estão lá todos os dias. <br /> <br />A ver o copo meio cheio, sempre que possível :)
Continuar a ler

Acidente de percurso

Catarina Silva

Apesar do intuito filosófico, o filme tem cenas muito paradas e peca pela repetição de situações.
Continuar a ler

Só se safa o cão!

Rui

Poesia? Duas horas de nada acerca de um homem que escreve banalidades sem qualquer interesse e a que se chama poesia só porque isso é necessário para o "ambiente". Truques gráficos, velocidade baixa... A cena final, então, é patética! Só se safa a graça do cão que tem mais "poesia" no olhar estúpido do que duas horas de tanga.
Continuar a ler

Janela poética

José Magalhães

Jarmusch entreabre uma janela para as traseiras da América, onde milhares de "Patersons" continuam a sua luta diária pela recordação de um passado poético, nem que seja na singela representação eterna do tema do amor. Lucidez e melancolia que fazem um grande filme.
Continuar a ler

4 estrelas

JOSÉ MIGUEL COSTA

"Paterson" é um filme sobre Paterson, o nome do protagonista (desempenhado de forma sublime por Adam Driver), bem como da cidade onde este vive (estado de New Jersey), e ainda o título do poema favorito de Paterson (do omnipresente William Carlos Williams, o seu deus literário). <br />E perguntam vocês: "O homem e a cidade em causa são interessantes? Para terem a honra de serem "biografados" ...". Ao que respondo: "Nem um pouco! A cidade é decrépita! Ele um monocórdio e apático motorista de autocarros, cuja rotina diária se resume a acordar às 6.15 horas, tomar o pequeno almoço, guiar o autocarro, almoçar sozinho num banco de jardim, voltar a pé para casa, jantar com a (excêntrica e desmiolada) mulher, dar um passeio nocturno com o cão - durante o qual aproveita para beber uma cerveja no mesmo bar de sempre - ... e entre "tudo isto" vai escrevendo poemas". E a película narra-nos (quase na íntegra) esta micro-história, ao longo de 113 minutos, divididos em sete capítulos (tantos quantos os dias da semana - período em que seguimos os passos do "dito cujo", numa sucessiva repetição dos eventos citados, sem quaisquer surpresas ou reviravoltas drásticas). <br /> <br />Neste momento, perante esta descrição, já estão a pensar: "Tendo em conta enredo simples e anti-dramático, sem qualquer clímax (nem sequer existe um personagem vilão - ok, o cão não é boa rês!), explanado através de uma estrutura narrativa rígida e cíclica, por certo, este filme não passa de uma monumental chatice." <br />Não podem estar mais enganados, o Jim JARMUSCH, no seu estilo "zen e sem pressas", e recorrendo a um humor discreto e subtil (combinando eficazmente as inúmeras repetições e as pequenas excentricidades), consegue extrair brilho/magia do mundano, bem como observar os mais ínfimos pormenores sobre diferentes prismas e, deste modo, brindar-nos com PURA POESIA. Na verdade, Paterson é uma autêntica aventura de palavras e de versos sem rimas (ilustrados através de um primoroso trabalho de fotografia). Em suma, UM GRANDE FILME SOBRE "PEQUENAS" COISAS (a beleza da simplicidade!).
Continuar a ler

Belíssimo

José Gigante

Belíssimo filme, de um rigor e simplicidade sublimes, o melhor que vi neste ano.
Continuar a ler

Love story

Sérgio Castro

Belíssimo fiilme de uma história de amor (poética) entre um jovem casal, através do retrato da sua vida quotidiana num pacata cidade (Paterson) do interior dos EUA. <br /> <br />Soberba interpretação da belíssima actriz iraniana Golshifteh Farahani !
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!