As Quatro Voltas

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 88 min 2010 M/12 28/04/2011 SUI, ALE, ITA

Título Original

Le Quattro Volte

Sinopse

Um pastor idoso e doente aguarda o fim dos seus dias numa aldeia remota nas montanhas da Calábria, no Sul da Itália. Naquele lugar abandonado e congelado no tempo, a Natureza não conhece hierarquias. Cada ser, consciente do mundo exterior, tem uma alma que se move através de vidas sucessivas, em quatro voltas. Para o provar, a proximidade dos animais ou das árvores e as plantas dançando ao vento que, soprando, evoca a união entre todos. Segundo filme de Michelangelo Frammartino, nove anos depois de "Il Dono". PÚBLICO

Críticas Ípsilon

As Quatro Voltas

Luís Miguel Oliveira

Ler mais

Zona de contacto

Vasco Câmara

Ler mais

As Quatro Voltas

Jorge Mourinha

Ler mais

Críticas dos leitores

Filme

Serafim Ramalho

Filme belo e apenas bom, não excelente. <br />Filme em que nos é lembrado que o Homem é essencialmente Natureza. Que a Natureza é Espírito e Matéria, tal como o defendera o filósofo Espinosa. O filme retrata os ciclos da vida (Matéria - Espírito - Espírito - Matéria, ...). No fundo verso e ante-verso da mesma essência. <br />Um aspecto também muito interessante é a quase ausência da palavra. O filme vive de sons mas não de palavras, o que paradoxalmente faz transparecer um mundo mais genuíno. Nesse sentido, a quase ausência total da palavra foi condição de pureza. A palavra parece profanar as coisas genuínas da vida natural, nos seus ciclos eternos.
Continuar a ler

Mix-mix

B. Blumenthal

Filme interessante mas não brilhante. Tem a qualidade de não pretender ser espiritual, mas falta-lhe a intensidade narrativa e a riqueza imagética dum Tarkowsky. E também não chega a ter a simplicidade desarmante dum Sembene.
Continuar a ler

Sem volta a dar

TC

Apesar da ameaça inicial de uma harmonia bucólica e contemplativa, com uma carga pictórica bem equilibrada (sobretudo na figura do pastor), o filme depressa resvala para o documentário, muitas vezes forçando o destino das personagens. Tem bons momentos mas não é um bom filme.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!